4 tecnologias que farão parte dos aeroportos!
A tecnologia é essencial para facilitar os processos nos aeroportos. Acompanhe o artigo e confira as tendências tecnológicas para esse ambiente!
02 Jun 2022 - 14:18 - Atualizado há 2 anos
Aprox. 6 minutos de leitura.
O salto tecnológico dos últimos anos permeiam inúmeras indústrias e setores da economia, sendo assim, os aeroportos não poderiam ficar de fora e aproveitar os novos recursos.
Estas novas tecnologias pretendem principal possibilitar mais segurança e comodidade nos processos aeroportuários e, com certeza, o que se espera são impactos altamente positivos no dia-a-dia de quem frequenta esse ambiente.
Afinal, esses artifícios têm sido essenciais para criar uma experiência cada vez mais simplificada, contribuindo para a economia de tempo dos passageiros e maior produtividade por parte das equipes que trabalham para tudo ocorrer bem.
Quer saber quais são os últimos desenvolvimentos tecnológicos no setor aeroportuário e como serão os aeroportos futuramente? Confira no artigo!
Embarque contactless (sem contato)
Após a pandemia de covid-19, o uso de tecnologias que priorizam o menor contato com equipamentos e pessoas tomou conta de inúmeros segmentos. As empresas especialistas neste tipo de tecnologia reúne uma série de soluções com reconhecimento de voz, leitura de documentos e até comandos realizados com o movimento da cabeça.
Além disso, há equipamentos que visam a segurança dos passageiros e conseguem detectar sinais vitais, como os batimentos cardíacos, temperatura corporal e até mesmo o ritmo respiratório. Assim, é possível identificar alguma doença e acionar atendimentos por videoconferência.
Sensores que monitoram o distanciamento físico
Com a pandemia de COVID-19, o distanciamento social tornou-se essencial para conter a infecção da doença, e a tendência é que essa prática se mantenha mesmo com o avanço recente das vacinações.
Por isso, empresas como a Xovis — com sede na Suíça — investiu na urgência pela segurança dos passageiros e elaborou um recurso tecnológico que rastreia a movimentação dos passageiros e identifica as áreas de alto risco de contaminação nos aeroportos. Dessa forma, é possível cumprir com mais eficiência todas as normas de distanciamento físico.
Segundo a empresa supracitada, com o uso desses sensores pelos terminais é possível identificar e monitorar as áreas propensas ao contágio — que normalmente são lugares com filas e mais estreitos. Além disso, os grupos que não seguem o distanciamento também podem ser analisados com essa tecnologia.
Dessa forma, essa solução auxilia os aeroportos a reavaliarem os processos e locais para evitar aglomerações, além de poder dispersar as aglomerações.
Etiquetas eletrônicas para bagagens.
Essa outra solução tecnológica também visa minimizar as filas e aglomerações nos aeroportos, visto que, ela facilita os processos de check-in e despacho de bagagens. Para conseguir tal feito, a empresa Bagtag criou etiquetas eletrônicas para as bagagens, colocando um fim à necessidade de filas para fazer o check-in.
Com essa tecnologia, os passageiros podem fazer o despacho das malas ou imprimir as etiquetas em dispositivos eletrônicos disponíveis nos aeroportos. Para fazer o uso desse recurso, é simples: só fazer o registro no aplicativo e cadastrar a bagagem juntamente a companhia aérea — tudo isso durante o check-in online.
Após esses passos, é só despachar a bagagem em máquinas de autoatendimento. E, se você pensa que essa realidade está longe de chegar ao Brasil, temos boas notícias: mais de 300 aeroportos pelo mundo já trabalham com essa tecnologia!
Este recurso, além de otimizar processos burocráticos e dar autonomia para os passageiros, também aumenta o cuidado com a questão do distanciamento físico!
Sistemas de detecção e contenção de infecções
Após a pandemia, o mundo todo investiu muito mais na segurança e integridade da saúde das pessoas, e os aeroportos não podiam ficar de fora! Por isso, uma das formas mais eficientes encontradas para o segmento foi a avaliação da saúde dos passageiros.
As tecnologias ligadas a essa prática de garantir a saúde de quem frequenta os aeroportos estão sendo cada dia mais aprimoradas, afinal, desde o início da pandemia, os cuidados referentes a doença foram implementadas a curto prazo.
De acordo com a empresa de tecnologia Amorph Systems, os novos recursos tecnológicos para detecção e contenção de infecções apresentam-se como sistemas de câmeras térmicas, capazes de identificar a temperatura corporal de passageiros, oferecendo a localização dos passageiros com febre dentro do terminal.
Assim, é possível emitir alertas e notificações para equipes médicas e de segurança para auxiliar o viajante!
Conheça a Security Sata e ganhe mais eficiência no seu dia a dia
A Security SATA é uma empresa que atua com Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo que atende todo o mercado brasileiro com serviços de carga, transporte terrestre, operação de Raio-X em aeroportos, limpeza de aeronaves e capacitação de agentes de proteção.
Seu principal objetivo é proporcionar aos seus clientes serviços inovadores e de alta qualidade, por meio de soluções de logística eficientes, que agregam mais segurança e rapidez para os serviços aeroportuários — incluindo a inspeção de bagagem despachada e controle de áreas restritas.
Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços para o setor aeroportuário.
Conteúdos Relacionados
Aeroportos
06 Dez 2023
Como funciona a estrutura de um aeroporto?
Aeroportos
22 Nov 2023
O que é um APAC e qual sua função no aeroporto?
Aeroportos
08 Nov 2023
Boas práticas de segurança que todo aeroporto precisa considerar
Geral
25 Out 2023
O que é a Operação Lado Ar
Aeroportos
11 Out 2023
Aeroportos mais seguros no Brasil
Aeroportos
13 Set 2023
Os aeroportos brasileiros mais movimentados