Segurança

A importância da ISO 45001 para promover um ambiente seguro e saudável

Acompanhe o artigo para conhecer mais sobre as certificações ISO 45001 e ISO 9001.

23 Nov 2022 - 17:01 - Atualizado há 1 ano

Aprox. 11 minutos de leitura.

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT) em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre 2012 e 2021, foram registrados 22.954 óbitos devido a acidentes de trabalho no Brasil. Este número apenas reforça a importância das empresas contarem com certificações como a ISO 45001.

Voltada para a segurança ocupacional, a ISO 45001 tem como foco melhorar aspectos da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) nas empresas.

Quer saber mais sobre a ISO 45001 e conhecer outras certificações essenciais para as empresas? Continue acompanhando o artigo que preparamos!    

Entendendo a ISO 45001

Publicada em março de 2018, a ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), que apresenta uma série de processos para melhorar o desempenho das empresas em relação à Saúde e Segurança do Trabalho (SST).


Versão atualizada da OHSAS 18001, a ISO 45001 foi elaborada com base em dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que apontam que 2,78 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças e acidentes decorrentes do trabalho.

Esta norma e as demais certificações ISO fazem parte do sistema internacional criado pela International Organization for Standardization (ISO), entidade responsável pelo desenvolvimento e promoção de normas internacionais de padronização que se aplicam a produtos, serviços e procedimentos, e que conta com 157 países membros.  

Por se tratar de um sistema internacional, empresas de qualquer segmento e porte podem  adotar as normas e conquistar as certificações ISO.

A ISO 45001 foi implantada para reforçar a responsabilidade que as organizações possuem com a saúde e segurança dos trabalhadores no ambiente laboral, e o dever de promover um local de trabalho seguro e saudável para a realização das atividades, bem como proteger a integridade física e mental dos colaboradores.    

A norma fortalece a importância das organizações estabelecerem ações preventivas e mostra para as empresas a facilidade de incorporar um sistema eficiente de gestão de SSO nos principais processos de negócios, a fim de evitar que acidentes e outras situações indesejadas ocorram no ambiente de trabalho e que os colaboradores sejam expostos a riscos prejudiciais à saúde e à integridade física.

Quais os requisitos?

Para obter a certificação da ISO 45001, as empresas devem passar por uma auditoria de certificação realizada por organismos de certificação (ou certificadores) reconhecidos pelo International Accreditation Forum (IAF).

No Brasil, o organismo de certificação que representa o IAF é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, também conhecido como Inmetro.

Confira quais são os requisitos da ISO 45001:

  • Escopo
    Cláusula que explica para que a norma serve e o que ela abrange, e introduz os requisitos de um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional que ajudam a organização a conquistar um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos.
  • Referências normativas
    Não existem referências normativas na ISO 45001.
  • Termos e definições
    Cláusula que apresenta os termos e definições utilizados na ISO 45001 que exigem algum tipo de esclarecimento extra.
  • Contexto da organização
    Cláusula que estabelece o contexto do sistema de gerenciamento de SSO e proporciona suporte ao restante da norma. 
    Neste item, a empresa pode verificar os fatores internos e externos e partes envolvidas que afetam o resultado do sistema de gestão.
  • Liderança
    A organização deve se envolver plenamente no processo, contribuindo para a eficácia e aplicação da ISO 45001.
    Para obter os resultados esperados, a alta liderança deve oferecer suporte e se comunicar com os colaboradores, promovendo a cultura organizacional do sistema e orientando quanto a importância de uma gestão eficaz de SSO.
  • Planejamento
    O planejamento deve ser elaborado com a finalidade de atender aos objetivos estabelecidos, determinando o que deve ser elaborado, quem são os responsáveis, quais são os insumos, qual é a forma de avaliação, quais são os indicadores associados, entre outros.
    Tanto os objetivos quanto os planos definidos devem ser armazenados de forma documentada.
  • Suporte
    É dever da organização disponibilizar todos os recursos necessários para a implantação da ISO 45001, bem como para a manutenção do sistema de gestão.
    Além disso, é fundamental estabelecer as competências necessárias para a realização das atividades que podem afetar o bom andamento do sistema de gestão, e conscientizar os colaboradores quanto à política do sistema, à contribuição de cada um para a sua eficácia, os riscos e perigos, às ações pertinentes, entre outros.
  • Operação
    Este item apresenta a necessidade da empresa de elaborar procedimentos para identificar e responder situações de emergência, bem como realizar um controle e planejamento completo dessas possíveis situações.
  • Avaliação de desempenho 
    A avaliação de desempenho traz os resultados do sistema de gestão da SSO com base em monitoramentos, medições e análises de todas as ações que fazem parte desse sistema.
    Mas para isso é necessário realizar auditorias, coletando informações sobre a conformidade do SGSSO.
  • Melhoria
    Esta cláusula tem o objetivo de estabelecer as oportunidades de otimização do sistema de gestão, e também apresenta formas de atuação para a prevenção de acidentes e não conformidades, visando alcançar os resultados planejados pelo sistema.


ISO 450001: vantagens

Obter a certificação ISO 45001 traz diversas vantagens para as organizações, como, por exemplo:

  • presença de controles de redução de riscos e acidentes de trabalho;
  • otimização do gerenciamento de riscos e oportunidades relacionados à saúde e segurança no trabalho;
  • melhoria na qualidade de vida do colaborador;
  • redução dos gastos com acidentes;
  • redução nos índices de afastamento, absenteísmo e turnover;
  • melhoria da satisfação das equipes;
  • aumento da produtividade;
  • redução dos gastos com multas e passivos trabalhistas;
  • maior confiança e respeito para a empresa perante o mercado.


Outras certificações importantes: ISO 9001

Agora que você já entendeu mais sobre a ISO 45001, conheça a ISO 9001, outra certificação internacional de grande importância para as organizações e bastante reconhecida no mercado.

A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade criado para as empresas otimizarem o seu desempenho através da melhoria de processos, da agilidade no desenvolvimento de produtos e de maior eficiência na produção.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é fundamental para organizações de diversos portes e segmentos, pois auxilia os gestores na busca por processos ineficazes e na correção desses erros que, muitas vezes, limitam o crescimento do negócio.

Por se tratar de uma certificação focada em melhorar a gestão de empresas e aumentar a satisfação dos clientes com os serviços prestados/produtos oferecidos, a ISO 9001 traz vantagens como:

  • Processos mais inteligentes e produção otimizada e mais ágil;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos;
  • Melhoria na imagem da empresa perante o público;
  • Redução de riscos e melhoria na relação com investidores e parceiros;
  • Aumento das oportunidades de mercado;
  • Maior controle das rotinas de trabalho e redução do retrabalho;

E muito mais!

Com tamanha importância, fica fácil compreender porque obter a certificação ISO 9001 é uma etapa fundamental para as organizações.

Contar com este selo representa ganhar reconhecimento nacional e internacional acerca da qualidade do trabalho realizado, e possuir um importante diferencial competitivo no mercado.  

Security SATA: certificações ISO 

A Security SATA é uma empresa de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo que atende todo o mercado nacional com soluções operacionais e de proteção essenciais para trazer mais segurança, eficiência e rapidez aos serviços aeroportuários.

A qualidade dos processos e serviços da Security SATA é assegurada pelas certificações que a empresa possui:

  • ISO 45001 Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO)
  • ISO 9001 Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

Estes selos conquistados pela Security demonstram aos clientes, colaboradores, parceiros e investidores que a empresa trabalha todos os dias para oferecer o seu melhor, investindo em treinamentos frequentes, softwares de conformidade, relatórios informativos, entre outros processos que ajudam a manter as certificações.

Seja um parceiro da Security SATA e conte com os melhores serviços para o ramo da aviação civil no seu negócio.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça as nossas soluções! 

Tags:

ISO 45001

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.