Aeroportos precisam investir em segurança e tecnologia
Entenda porque os aeroportos precisam aumentar seus investimentos em segurança e tecnologia a fim de atender às demandas urgentes do mercado.
20 Jul 2022 - 10:53 - Atualizado há 2 anos
Aprox. 6 minutos de leitura.
A aviação é um dos mercados que mais cresceu de forma exponencial nas últimas décadas, o que também reforça a necessidade de investimento contínuo na segurança de aeroportos. Um conceito que deve ir além de inspeção de áreas, raio-X em bagagens e ter câmeras de vídeo.
As novas soluções precisam ser totalmente interligadas em uma gestão operacional mais inteligente e tecnológica. Isso porque temos um cenário no qual os principais desafios atualmente são a segurança cibernética, a experiência do usuário, as adaptações necessárias pós-pandemia e a própria concorrência entre terminais privados.
Segurança em aeroportos: quais são as principais tendências do setor?
Após um período complexo em meio à pandemia da covid-19, o setor do Turismo se encontra ainda em um momento desafiador. Mesmo com a retomada das viagens, os reflexos pandêmicos e a crise econômica geram um impacto significativo na gestão dos aeroportos.
Para que se mantenham lucrativos em um mercado vulnerável às oscilações globais, a operação precisa ser eficiente num todo - especialmente quando falamos em segurança. Os aeroportos são ambientes que demandam uma gestão complexa, com demandas muito diversas nesta questão, que vão desde a perda de bagagens até a recepção de aeronaves em situação de emergência.
Existe ainda a obrigatoriedade de cumprir as exigências da Receita Federal nos ambientes alfandegados e suprir as necessidades dos passageiros em âmbitos diversos, para garantir que tenham uma experiência satisfatória. Esses são apenas alguns exemplos do que precisa ser feito diariamente mesmo com restrições orçamentárias e a busca constante de soluções que aprimorem essa logística gigantesca.
Transformação digital é aliada na segurança em aeroportos
Diante deste cenário, a transformação digital se mostra uma grande aliada na segurança em aeroportos para otimizar a operação, como a gestão de dados em análises preditivas, gerenciamento de fluxo de passageiros para melhorar o atendimento e investir em cibersegurança - uma medida que se mostra cada vez mais eficiente para cumprir as exigências regulatórias.
Também houve um crescimento nas demandas no uso da biometria e tecnologias sem contato, especialmente no que diz respeito ao autoatendimento e soluções para uma maior aderências às questões socioambientais. Tendências que colaboram não apenas para aumentar a segurança nos terminais e em seu atendimento, mas também visam cumprir os itens regulatórios de forma mais eficiente e sem o desperdício de recursos.
Outro ponto importante é lembrar que os usuários - cada vez mais exigentes e conectados - já chegam aos aeroportos com uma expectativa para a melhor experiência de atendimento possível, seja para uma viagem de férias ou a negócios. Quando acontecem falhas técnicas ou operacionais, como uma troca de etiquetas em bagagens ou a percepção de falhas na segurança, a credibilidade do terminal entra em risco.
E, claro, também interfere na gestão estratégica junto a todos os parceiros, como as próprias companhias aéreas que operam no terminal. Portanto, o investimento em segurança e tecnologia deve estar alinhado de forma a “cobrir” todos os possíveis gargalos, para que os requisitos estejam de acordo ainda com padrões internacionais.
Também vale destacar a urgência desses investimentos, já que o setor tem uma estimativa de projeção alta de crescimento nos próximos anos com o controle da pandemia. E, consequentemente, o fluxo de pessoas circulando nos aeroportos só tende a aumentar. Mas, isso não significa diminuir a preocupação com as questões sanitárias, por exemplo.
Portanto, conclui-se que não basta ter bons equipamentos e uma equipe treinada para que a operação de um aeroporto seja considerada bem-sucedida atualmente. Uma gestão inteligente nos dias atuais é pautada também no investimento em cibersegurança e resultados baseados em um ROI (retorno sobre o investimento) satisfatório.
Conheça a Security Sata
A Security SATA é uma empresa de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo que atende todo o mercado brasileiro com serviços de carga, transporte terrestre, operação de Raio-X em aeroportos, limpeza de aeronaves e capacitação de agentes de proteção.
Seu principal objetivo é proporcionar aos seus clientes serviços inovadores e de qualidade, através de soluções de logística para agregar rapidez, segurança e eficiência aos serviços aeroportuários - incluindo a inspeção de bagagem despachada e controle de áreas restritas.
Quer saber mais sobre as soluções da Security Sata?
Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços para o setor aeroportuário.
Conteúdos Relacionados
Aeroportos
06 Dez 2023
Como funciona a estrutura de um aeroporto?
Aeroportos
22 Nov 2023
O que é um APAC e qual sua função no aeroporto?
Aeroportos
08 Nov 2023
Boas práticas de segurança que todo aeroporto precisa considerar
Aeroportos
11 Out 2023
Aeroportos mais seguros no Brasil
Aeroportos
13 Set 2023
Os aeroportos brasileiros mais movimentados
Geral
24 Ago 2023
O que é o lado terra e o lado ar na operação de um aeroporto