Biometria de bagagens é solução inovadora de segurança em aeroportos
Em implementação em poucos terminais do mundo, a biometria de bagagem usa princípios básicos de IA para acelerar o
11 Fev 2022 - 09:03 - Atualizado há 2 anos
Aprox. 4 minutos de leitura.
Não é de hoje que a segurança em aeroportos vem sendo beneficiada por soluções de Inteligência Artificial (IA).
Entre as novidades deste cenário, a biometria tem seu lugar de destaque e já é implementada em diversos países para proporcionar uma experiência mais eficiente no reconhecimento de passageiros.
Mas, diferente do que se imagina, a tecnologia não serve apenas para o reconhecimento facial e/ou impressão digital durante o check-in.
Atualmente, uma vertente que vem surgindo é a biometria para bagagens, uma solução que visa o rastreio de malas e pacotes de forma mais ágil, com a vantagem de minimizar os gastos com tinta e papel.
Biometria de bagagem: tecnologia visa oferecer segurança e mais agilidade
Em implementação em poucos terminais do mundo, a biometria de bagagem usa princípios básicos de IA para acelerar o rastreio de qualquer tipo de mala ou pacote com os passageiros.
Além de dispensar a impressão de tags com informações e código de barras - uma medida positiva do ponto de vista sustentável, facilitando o alcance da meta de consumo zero de carbono - a tecnologia também possibilita que esse acompanhamento seja feito desde o momento que o passageiro acessa o terminal aeroportuário.
Como a tecnologia de biometria de bagagem funciona?
Com a biometria para bagagem é possível extrair dados valiosos de todas as malas e pacotes transportados pelos terminais.
Sem a necessidade de um hardware para seu funcionamento, a tecnologia rastreia tamanho, cor, tecido, tipo de bolsa e qualquer característica individual (como amassados, adesivos, arranhões, cadeados, etc) da bagagem. E o melhor: esses dados são incluídos mesmo que não sejam visíveis a olho nu.
Além dos ganhos na área da inteligência aeroportuária, a inovação também mira em mais eficiência operacional e logística. Os órgãos de fiscalização, como Polícia Federal, Anvisa e Vigiagro, também sentem os benefícios, já que irão poder realizar a análise de risco dos viajantes com informações mais precisas.
Tecnologia também é aliada na redução de custos
Com orçamentos cada vez mais limitados, especialistas acreditam que as companhias aéreas e aeroportos possam enxergar a inovação como uma solução viável para uma rápida implementação.
Um exemplo disso é o check-in eletrônico, que logo se tornou a via mais utilizada por passageiros em todo o mundo - o que não é de se estranhar, tendo em vista a facilidade de utilizar os smartphones para isso e diminuir as filas e/ou tempo de espera nos aeroportos.
Mas, como quase todas as soluções de IA, sua adaptação global deve levar um tempo ainda para que possamos ver a biometria de bagagem sendo utilizada em larga escala no mundo.
Conheça a Security Sata
A Security SATA é uma empresa de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo que atende todo o mercado brasileiro com serviços de carga, transporte terrestre, operação de Raio-X em aeroportos, limpeza de aeronaves e capacitação de agentes de proteção.
Seu principal objetivo é proporcionar aos seus clientes serviços inovadores e de qualidade, através de soluções de logística para agregar rapidez, segurança e eficiência aos serviços aeroportuários - incluindo a inspeção de bagagem despachada e controle de áreas restritas.
Quer saber mais sobre as soluções da Security Sata?
Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços para o setor aeroportuário.
Conteúdos Relacionados
Viagens
20 Dez 2023
Translado entre aeroportos: entenda como funcionam e o que você precisa saber
Aeroportos
06 Dez 2023
Como funciona a estrutura de um aeroporto?
Aeroportos
08 Nov 2023
Boas práticas de segurança que todo aeroporto precisa considerar
Geral
25 Out 2023
O que é a Operação Lado Ar
Aeroportos
13 Set 2023
Os aeroportos brasileiros mais movimentados
Aeroportos
02 Ago 2023
Competências e atribuições dos órgãos atuantes no aeroporto