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Centro de Controle de Operações em aeroportos: entenda a importância do CCO na tomada de decisão

Confira a importância e as vantagens de investir no CCO (Centro de Controle de Operações) para a tomada de decisão na gestão de aeroportos.

10 Ago 2022 - 10:26 - Atualizado há 2 anos

Aprox. 7 minutos de leitura.

Uma operação logística demanda processos bem estruturados, além de agilidade e eficácia na tomada de decisão. Um importante aliado para isso é contar com um Centro de Controle de Operações (CCO), uma solução que concentra as informações mais importantes relativas à gestão do negócio e visa uma melhoria em todas as etapas.

Em aeroportos, o CCO é um setor tático e pensado de forma estratégica para que as operações sejam realizadas de maneira inovadora e com qualidade, a fim de proporcionar  rapidez, segurança e eficiência aos serviços aeroportuários.

Continue a leitura e entenda melhor como funciona um Centro de Controle de Operações!

O que é um CCO e para que serve?

Conhecido como CCO, o Centro de Controle de Operações é um setor estratégico onde são concentradas todas as ações operacionais. Neste local, são reunidos os registros de procedimentos realizados e enviados para operações externas.

É no CCO que são feitos o monitoramento, gerenciamento e controle, simultaneamente, tendo uma visão ampla e organizada. A equipe responsável no Centro de Controle de Operações deve ser qualificada e eficiente para a tomada de decisões que influenciam em determinados resultados. Para que isso aconteça, a tecnologia empregada em um CCO deve ser a mais atual para possibilitar a automatização das informações e processos.

Além do setor aeroportuário, um CCO pode ser implementado em empresas que procuram investir na melhoria da produtividade e que exijam o monitoramento de câmeras de vídeo, bem como companhias de transporte rodoviário e ferroviário, distribuidoras de energia elétrica, saneamento, petróleo e gás e indústria em geral.

Como funciona um Centro de Controle de Operações nos aeroportos?

Nos aeroportos, o CCO precisa ser projetado visando a máxima segurança e adequação à logística aeroportuária. Os operadores ficam em uma sala fechada, com acesso permitido somente pela equipe autorizada e acompanham todo o aeroporto através de câmeras.

As principais funções incluem compreender a programação de voos, gerenciar processos aeroportuários - como controle de acesso, balcões de check-in, portões de embarque, esteiras de bagagens, administrar crises decorrentes de interferências na aviação - e monitorar a segurança.

Os espaços de um Centro de Controle de Operações são equipados com computadores, monitores, televisores, câmeras e outros equipamentos nos quais são utilizados sistemas de áudio e vídeo e internet de alta velocidade.

Entenda as vantagens de investir em um CCO em aeroportos

Para atingir a melhor visibilidade das operações em tempo real, ganhar mais eficiência nos processos e corrigir/prevenir possíveis falhas, o Centro de Controle de Operações é de suma importância nos aeroportos. Confira as principais vantagens:

1) Gerenciamento em tempo real da operação

O uso da tecnologia possibilita que a central de monitoramento do CCO tenha uma visualização em tempo real da operação a ser realizada. Os operadores conseguem ver cada detalhe e monitorar todas as ações, tendo um panorama completo do que está sendo desempenhado.

2) Tomada de decisão rápida e inteligente

Ao criar um monitoramento em tempo real, com tecnologia capaz de mostrar toda a operação em monitores, câmeras e computadores, o CCO facilita a atuação para corrigir erros com uma tomada de decisão rápida e inteligente. Sendo assim, a central pode enviar auxílio rapidamente para qualquer adversidade que possa ocorrer.

3) Mais segurança para os profissionais envolvidos

Quando há uma equipe experiente e focada dentro de uma sala de controle apropriada - e que possibilita um monitoramento 24 horas das operações - a segurança de todos os profissionais envolvidos é ampliada. Os operadores conseguem visualizar qualquer intercorrência e agir imediatamente para que seja solucionada.

4) Redução de custos operacionais

Uma das principais vantagens de investir em um Centro de Controle de Operações em aeroportos, é, sem dúvidas, a redução dos custos operacionais.

A partir do momento que se tem uma central capaz de identificar ações que geram qualquer desperdício, é possível que sejam traçadas estratégias para reduzir os custos. Decisões como essa impactam em toda a escala produtiva e aumentam a eficiência e o rendimento da companhia como um todo.

Terceirização do CCO em aeroportos

É possível usufruir de todas essas vantagens sem a necessidade de criar uma central própria, já que o CCO pode ser terceirizado em aeroportos. Além dos benefícios já destacados acima, confira outros pontos que merecem destaque:

  • Empresa não não precisa se preocupar em contratar equipe especializada para as funções de CCO;
  • Toda a montagem da central de monitoramento é realizada por profissionais capacitados e com expertise;
  • A integração dos processos de gerenciamento são ampliadas;
  • É possível manter um maior planejamento e desenvolvimento das ações;
  • O uso de tecnologias de última geração poupam tempo e dinheiro;
  • Todas as operações rotineiras são otimizadas.

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