Centro de Controle de Operações em aeroportos: entenda a importância do CCO na tomada de decisão
Confira a importância e as vantagens de investir no CCO (Centro de Controle de Operações) para a tomada de decisão na gestão de aeroportos.
10 Ago 2022 - 10:26 - Atualizado há 2 anos
Aprox. 7 minutos de leitura.
Uma operação logística demanda processos bem estruturados, além de agilidade e eficácia na tomada de decisão. Um importante aliado para isso é contar com um Centro de Controle de Operações (CCO), uma solução que concentra as informações mais importantes relativas à gestão do negócio e visa uma melhoria em todas as etapas.
Em aeroportos, o CCO é um setor tático e pensado de forma estratégica para que as operações sejam realizadas de maneira inovadora e com qualidade, a fim de proporcionar rapidez, segurança e eficiência aos serviços aeroportuários.
Continue a leitura e entenda melhor como funciona um Centro de Controle de Operações!
O que é um CCO e para que serve?
Conhecido como CCO, o Centro de Controle de Operações é um setor estratégico onde são concentradas todas as ações operacionais. Neste local, são reunidos os registros de procedimentos realizados e enviados para operações externas.
É no CCO que são feitos o monitoramento, gerenciamento e controle, simultaneamente, tendo uma visão ampla e organizada. A equipe responsável no Centro de Controle de Operações deve ser qualificada e eficiente para a tomada de decisões que influenciam em determinados resultados. Para que isso aconteça, a tecnologia empregada em um CCO deve ser a mais atual para possibilitar a automatização das informações e processos.
Além do setor aeroportuário, um CCO pode ser implementado em empresas que procuram investir na melhoria da produtividade e que exijam o monitoramento de câmeras de vídeo, bem como companhias de transporte rodoviário e ferroviário, distribuidoras de energia elétrica, saneamento, petróleo e gás e indústria em geral.
Como funciona um Centro de Controle de Operações nos aeroportos?
Nos aeroportos, o CCO precisa ser projetado visando a máxima segurança e adequação à logística aeroportuária. Os operadores ficam em uma sala fechada, com acesso permitido somente pela equipe autorizada e acompanham todo o aeroporto através de câmeras.
As principais funções incluem compreender a programação de voos, gerenciar processos aeroportuários - como controle de acesso, balcões de check-in, portões de embarque, esteiras de bagagens, administrar crises decorrentes de interferências na aviação - e monitorar a segurança.
Os espaços de um Centro de Controle de Operações são equipados com computadores, monitores, televisores, câmeras e outros equipamentos nos quais são utilizados sistemas de áudio e vídeo e internet de alta velocidade.
Entenda as vantagens de investir em um CCO em aeroportos
Para atingir a melhor visibilidade das operações em tempo real, ganhar mais eficiência nos processos e corrigir/prevenir possíveis falhas, o Centro de Controle de Operações é de suma importância nos aeroportos. Confira as principais vantagens:
1) Gerenciamento em tempo real da operação
O uso da tecnologia possibilita que a central de monitoramento do CCO tenha uma visualização em tempo real da operação a ser realizada. Os operadores conseguem ver cada detalhe e monitorar todas as ações, tendo um panorama completo do que está sendo desempenhado.
2) Tomada de decisão rápida e inteligente
Ao criar um monitoramento em tempo real, com tecnologia capaz de mostrar toda a operação em monitores, câmeras e computadores, o CCO facilita a atuação para corrigir erros com uma tomada de decisão rápida e inteligente. Sendo assim, a central pode enviar auxílio rapidamente para qualquer adversidade que possa ocorrer.
3) Mais segurança para os profissionais envolvidos
Quando há uma equipe experiente e focada dentro de uma sala de controle apropriada - e que possibilita um monitoramento 24 horas das operações - a segurança de todos os profissionais envolvidos é ampliada. Os operadores conseguem visualizar qualquer intercorrência e agir imediatamente para que seja solucionada.
4) Redução de custos operacionais
Uma das principais vantagens de investir em um Centro de Controle de Operações em aeroportos, é, sem dúvidas, a redução dos custos operacionais.
A partir do momento que se tem uma central capaz de identificar ações que geram qualquer desperdício, é possível que sejam traçadas estratégias para reduzir os custos. Decisões como essa impactam em toda a escala produtiva e aumentam a eficiência e o rendimento da companhia como um todo.
Terceirização do CCO em aeroportos
É possível usufruir de todas essas vantagens sem a necessidade de criar uma central própria, já que o CCO pode ser terceirizado em aeroportos. Além dos benefícios já destacados acima, confira outros pontos que merecem destaque:
- Empresa não não precisa se preocupar em contratar equipe especializada para as funções de CCO;
- Toda a montagem da central de monitoramento é realizada por profissionais capacitados e com expertise;
- A integração dos processos de gerenciamento são ampliadas;
- É possível manter um maior planejamento e desenvolvimento das ações;
- O uso de tecnologias de última geração poupam tempo e dinheiro;
- Todas as operações rotineiras são otimizadas.
Conheça as soluções da Security Sata
A Security SATA é uma empresa de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo que oferece aos clientes serviços inovadores para agregar mais segurança, rapidez e produtividade ao setor aeroportuário.
Uma das soluções da empresa é a terceirização de CCO, que conta com pessoal altamente treinado e capacitado para lidar com situações de crise. Acesse mais detalhes aqui e solicite uma cotação personalizada!
Conteúdos Relacionados
Aeroportos
06 Dez 2023
Como funciona a estrutura de um aeroporto?
Geral
25 Out 2023
O que é a Operação Lado Ar
Aeroportos
13 Set 2023
Os aeroportos brasileiros mais movimentados
Geral
24 Ago 2023
O que é o lado terra e o lado ar na operação de um aeroporto
Aeroportos
02 Ago 2023
Competências e atribuições dos órgãos atuantes no aeroporto
Geral
18 Jul 2023
Quais são as responsabilidades do operador aeroviário?