Aeroportos

Como a expansão do e-commerce afeta os aeroportos brasileiros

Confira como a expansão do e-commerce está afetando a indústria de aviação no Brasil, nos quesitos logística e transporte aéreo de carga.

08 Fev 2023 - 15:20 - Atualizado há 1 ano

Aprox. 8 minutos de leitura.

A entrega de mercadorias é uma atividade cada vez mais importante no cenário atual. E com a expansão do e-commerce no mundo todo, a movimentação de cargas trouxe novas demandas para o setor de logística, principalmente no transporte aéreo.

Nesse sentido, grandes empresas do ramo, como a Gol e a Azul, adotaram novas estratégias para otimizar o transporte de mercadorias, como o investimento em aviões de carga.

No segundo semestre de 2022, a Gol apresentou a primeira das seis aeronaves cargueiras que irão atender à parceria com o Mercado Livre, empresa de comércio eletrônico.

Neste novo modelo de negócio focado na logística de cargas, a companhia aérea se tornará a primeira do setor a levar entregas em um dia para região Nordeste do país.

Já a Azul, que opera sete aeronaves cargueiras dedicadas, fechou uma parceria com a Fedex, empresa norte-americana de serviços de logística, prevendo o uso da capilaridade da companhia aérea brasileira no País e da empresa norte-americana ao redor do mundo.  

Entendendo mais sobre o transporte aéreo de carga 

O transporte aéreo de mercadorias é caracterizado principalmente pela agilidade, uma vez que o avião é um meio de transporte mais veloz do que um navio ou caminhão.

Além disso, o transporte aéreo de cargas não enfrenta problemas relacionados à infraestrutura, comuns no modal rodoviário, ou de segurança, como roubos de carga.  

Considerando a rapidez e a maior segurança na entrega de mercadorias, o transporte aéreo é uma solução de logística muito utilizada para o transporte de produtos perecíveis, vacinas, medicamentos, produtos resfriados, cargas valiosas e demais cargas urgentes.

Outra vantagem importante do transporte aéreo de cargas, principalmente no Brasil, é a possibilidade de realizar entregas em áreas remotas.

Afinal, em muitas entregas que envolvem prazos limitados e longas distâncias, o transporte aéreo se torna uma opção indispensável.

O impacto do e-commerce nos aeroportos brasileiros

Durante a pandemia da covid-19, que atingiu o mundo em 2020 e 2021, a demanda pelo e-commerce aumentou consideravelmente.

De acordo com um levantamento da Neotrust, empresa que realiza o monitoramento do e-commerce brasileiro, em 2021, o setor registrou um faturamento recorde, totalizando mais de R$ 161 bilhões. Este dado aponta um crescimento de 26,9% em relação a 2020.  

Para atender ao aumento de demanda criado pelo varejo eletrônico durante a pandemia, a divisão DHL Supply Chain criou um hub de carga no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

O foco principal do serviço é o transporte de cargas perecíveis, com prazo de entrega urgente ou para destinos de média e longa distâncias.  

Mesmo com a volta da normalidade após a pandemia, a tendência para o comércio eletrônico é se manter estável. Segundo a consultoria italiana Finaria, as vendas globais no varejo de e-commerce devem chegar a 3,4 trilhões de dólares em 2025.

Em meio a um cenário tão promissor, os aeroportos brasileiros acabam sentindo os impactos da expansão do e-commerce, e se tornam ambientes mais movimentados e com maior necessidade de proteção.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os principais aeroportos de cargas no Brasil são:

  • Aeroporto de Guarulhos (GRU) - São Paulo
    Localizado em Guarulhos/SP, este aeroporto possui localização estratégica para atender a todo o país, pois está situado em uma região considerada um grande centro comercial com ampla estrutura logística.
  • Aeroporto de Viracopos (VCP) - Campinas
    Localizado próximo à capital, o Aeroporto de Viracopos é um dos principais aeroportos de cargas do país. O espaço está situado em uma região excelente, com unidades de distribuição de Correios estratégicas e demais opções de logística que ajudam a aumentar ainda mais a qualidade do serviço prestado.
  • Aeroporto do Galeão (GIG) - Rio de Janeiro
    O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, também conhecido como Aeroporto do Galeão, está localizado na região sudeste do país e possui importância logística de grande relevância para o Brasil no quesito comércio exterior.
  • Aeroporto Internacional de Manaus (MAO)
    Considerado um dos principais aeroportos da região norte do Brasil, o aeroporto de Manaus conta com três terminais de carga aérea para atender à grande demanda da movimentação de mercadorias produzidas no polo industrial de Manaus. Este aeroporto é essencial para suprir as necessidades das regiões mais afastadas dos grandes centros comerciais.
  • Aeroporto Afonso Pena (CWB) - Curitiba 
    Localizado na região sul do país, este aeroporto representa um ponto estratégico para a logística aérea do Brasil. Situado em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, o Afonso Pena fica próximo a duas importantes rodovias que ligam o sul do estado e as fronteiras com países como Paraguai e Argentina.

Expansão do e-commerce: quais medidas serão necessárias nos aeroportos? 

Com o maior volume de compras online e a crescente demanda por entregas rápidas, os aeroportos brasileiros se deparam com um aumento considerável no volume de cargas que circulam pelo espaço todos os dias.  

Por isso, é fundamental a adoção de soluções de segurança tanto dentro quanto fora das pistas.

A Security SATA é uma empresa de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo que atende aeroportos de todo o Brasil, levando soluções inovadoras e de qualidade, como proteção de carga e de aeronave estacionada, operação lado ar, movimentação e preparação de carga, patrulha móvel e muito mais!

Com a Security SATA, os aeroportos contam com uma equipe de profissionais pronta para garantir maior segurança aos processos diários de logística e assegurar a tranquilidade na chegada e despacho de cargas.

Quer saber mais?

Entre em contato com a nossa equipe e conheça os serviços da Security SATA para o seu negócio.

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.