Como funciona o sistema de classificação de bagagens (BHS)?
O que significa BHS no aeroporto? Saiba o que é e como funciona o sistema de classificação de bagagens.
14 Set 2022 - 16:53 - Atualizado há 2 anos
Aprox. 5 minutos de leitura.
Para onde vão as suas malas quando você as despacha no balcão de check-in do aeroporto? Já parou para pensar na viagem que elas fazem nos “bastidores” do aeroporto até chegar no avião? Essa jornada só é possível devido ao sistema de classificação de bagagens, conhecido como BHS (Baggage Handling System).
Nesse artigo, você vai conferir o que é o BHS e como funciona esse sistema que garante que sua mala chegue em segurança dentro do avião e no menor tempo possível.
O que é BHS (Baggage Handling System)?
Também conhecido como sistema de triagem de bagagens, sistema de classificação de bagagens ou sistema de manuseio de bagagens, o BHS - Baggage Handling System é um conjunto de esteiras, sistemas e tecnologias que transportam de forma automatizada as bagagens despachadas pelos passageiros no balcão de check-in até as aeronaves.
Equipados com esteiras, sensores e scanners, os sistemas de classificação de bagagens fazem a leitura dos códigos de barras e chip RFID localizados nas etiquetas das malas para garantir que cheguem em segurança ao voo correto no menor tempo possível.
Componentes de um sistema de classificação de bagagens
O sistema de classificação de bagagens é composto por alguns componentes essenciais para o seu funcionamento efetivo. Veja abaixo quais elementos compõem um sistema BHS:
- Balcões de check-in;
- Correias transportadoras;
- Máquinas de triagem;
- Carrossel de bagagens;
- Sistemas ferroviários com carrinhos;
- Scanners de código de barras;
- Scanners RFID;
- Máquinas de triagem (sistema de detecção explosiva EDS);
- Sistemas de computador;
- Software especializado;
- Tecnologias aplicáveis;
- Tecnologias convencionais.
A seguir, vamos exemplificar como funciona o sistema de classificação de bagagens desde o momento em que a mala é depositada na esteira do balcão de check-in até chegar ao avião.
Como funciona o sistema de classificação de bagagens: a jornada da mala no aeroporto
De fato, a mala faz, praticamente, uma viagem no aeroporto até chegar ao avião ou de volta ao passageiro.
Assim que o passageiro entrega a mala no balcão de despacho de bagagens, uma etiqueta é pendurada contendo informações importantes, como o número e data do voo, o aeroporto de destino, e também um código de barras com número e o código da placa (LPC). Há ainda nesta etiqueta um chip RFID que facilita a localização da bagagem.
Quando a mala percorre a esteira rolante dos balcões de check-in e despacho de bagagem, ela finalmente entra no sistema de classificação de bagagens, o BHS. Nesse momento, a mala é pesada e medida, seu rótulo é escaneado e o software procura o voo associado a esta bagagem e determina sua rota por meio do sistema.
Após essa etapa, a mala é inspecionada em uma máquina de rastreio, que faz a verificação de objetos e materiais perigosos ou explosivos. Uma vez que a mala for considerada segura, é feita a averiguação se o cinto de classificação já está aberto para o voo.
Pode ocorrer de o passageiro fazer check-in muito cedo, e nesse caso, a mala ficará armazenada temporariamente em um buffer, já que o voo não estará aberto. Quando o voo for aberto, toda a bagagem à espera no buffer continuará a jornada até o avião.
Seguindo pelo cinto de triagem, a mala pode sofrer mais uma verificação final. Neste estágio do BHS, é verificado se o passageiro já está no portão. Caso contrário, o case não será (ainda) carregado no avião.
Todas as malas aprovadas são carregadas manualmente ou por meio de um robô em recipientes ou carrinhos de bagagem, que são levados até o avião para que o colaborador coloque as malas no compartimento ideal da aeronave. Assim, termina a viagem da mala pelo sistema de classificação de bagagens no aeroporto.
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