Competências e atribuições dos órgãos atuantes no aeroporto
Acompanhe o artigo para conhecer mais sobre as funções e responsabilidades dos órgãos que atuam nos aeroportos brasileiros.
02 Ago 2023 - 14:20 - Atualizado há 1 ano
Aprox. 7 minutos de leitura.
Para muitas pessoas, viajar de avião já se tornou algo corriqueiro e prático, mas por trás de toda essa facilidade, existe uma operação bastante complexa, que conta com a atuação de diversos órgãos de fiscalização.
Afinal, o setor aéreo deve garantir a eficiência e a segurança das operações diárias de todos os aeroportos espalhados pelo país.
Mas, você já se perguntou quais são os órgãos atuantes nos aeroportos e quais são suas competências e atribuições?
Confira mais sobre este assunto no artigo que preparamos!
Conheças os órgãos atuantes no aeroporto
Conhecer mais sobre os órgãos que atuam no dia a dia dos aeroportos ajuda a entender a complexa estrutura por trás da aviação civil.
Pensando nisso, apresentamos um pouco sobre os órgãos atuantes nos aeroportos do Brasil e quais suas funções e responsabilidades. Confira:
- ANAC
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é o órgão com a função de regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e de infraestrutura aeronáutica e aeroportuária.
A ANAC está vinculada ao Ministério da Infraestrutura e atua de diversas formas, elaborando normas, certificando e fiscalizando aeroportos, empresas, escolas e profissionais da aviação.
O órgão também representa o país na comunidade internacional de aviação, além de atuar para favorecer o desenvolvimento do transporte aéreo com segurança, qualidade e sustentabilidade econômica para a sociedade.
- DECEA
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo — DECEA é o órgão do Comando da Aeronáutica responsável por planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas ao controle do espaço aéreo, à proteção ao voo, ao serviço de busca e salvamento, às informações meteorológicas e aeronáuticas e às telecomunicações do Comando da Aeronáutica.
Vinculado ao Ministério da Defesa, o DECEA ainda é responsável pelo desenho das aerovias ("estradas" por onde os aviões devem trafegar no céu) sobrepostas em diferentes altitudes — níveis de voo.
- SAC
A Secretaria Nacional de Aviação Civil — SAC é o órgão do Ministério da Infraestrutura responsável pela criação, coordenação e supervisão das políticas voltadas para o desenvolvimento da aviação civil e das infraestruturas aeroportuária e aeronáutica civil em articulação com o Ministério da Defesa.
- Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) é responsável pelo planejamento e controle e pela orientação e coordenação de diversas atividades relacionadas à entrada, permanência e saída de brasileiros e estrangeiros do território nacional.
Vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a PF realiza inspeções pessoais e checagem de bagagens de mão. Já as fiscalizações realizadas pelo órgão incluem tripulantes e prestadores de serviços que têm acesso a áreas restritas e às aeronaves.
A Polícia Federal ainda atua no combate e prevenção de diversos crimes, como tráfico de drogas, armas e de pessoas, terrorismo, contrabando e falsificação e na interceptação de procurados. Estas atividades podem abranger toda a área do aeroporto, indo além do terminal.
- Receita Federal
Receita Federal do Brasil (RFB) é o órgão responsável pela criação da política tributária brasileira. Além disso, deve fazer a prevenção e combate à sonegação fiscal, ao contrabando, à falsificação de produtos, à pirataria, ao tráfico ilícito de entorpecentes e de drogas, ao tráfico internacional de armas de fogo e munições, à lavagem ou ocultação de bens, valores e outros ilícitos aduaneiros.
O órgão ainda exerce a função de controle aduaneiro, monitorando a entrada e saída de bens e produtos, tanto bagagens quanto cargas, para fins de tributação ou caracterização de prática ilegal.
- Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é responsável por zelar pela saúde da população e pelo controle sanitário nos aeroportos e fronteiras.
Nos aeroportos, o órgão atua para evitar a propagação de doenças transmissíveis e riscos de danos ao meio ambiente e à saúde pública, e garantir condições higiênico-sanitárias adequadas nas aeronaves e infraestruturas aeroportuárias.
- Vigiagro
O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) busca coordenar as atividades de controle e fiscalização do trânsito internacional de mercadorias, bens e materiais de interesse agropecuário.
- Ibama
O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é responsável por realizar o controle ambiental do comércio exterior e atua em conjunto com as autoridades aeroportuárias para impedir o comércio ilegal de substâncias contaminantes, fauna, flora, resíduos sólidos, entre outros.
Quer continuar acompanhando as curiosidades da aviação civil? Então não perca as próximas postagens do blog da Security SATA.
Em nosso blog, você confere tudo sobre o setor, como notícias, novidades, curiosidades e muito mais!
Clique aqui para acessar o blog da Security SATA.
E para não perder nenhuma novidade, nos siga também nas redes sociais:
Conteúdos Relacionados
Aeroportos
06 Dez 2023
Como funciona a estrutura de um aeroporto?
Aeroportos
22 Nov 2023
O que é um APAC e qual sua função no aeroporto?
Aeroportos
08 Nov 2023
Boas práticas de segurança que todo aeroporto precisa considerar
Geral
25 Out 2023
O que é a Operação Lado Ar
Aeroportos
11 Out 2023
Aeroportos mais seguros no Brasil
Aeroportos
13 Set 2023
Os aeroportos brasileiros mais movimentados