Gestão de facilities em aeroportos: responsabilidades e exigências
Acompanhe o artigo para conhecer mais sobre a gestão de facilities em aeroportos e confira quais são os pontos de atenção na prestação dos serviços.
09 Nov 2022 - 14:27 - Atualizado há 2 anos
Aprox. 11 minutos de leitura.
Você já se perguntou qual é a importância da gestão de facilities em aeroportos? Todos os dias, milhares de pessoas circulam por estes ambientes, por isso o bom funcionamento dos serviços diários, como limpeza, conservação, segurança e controle de acesso, é fundamental nos aeroportos.
Ainda mais considerando o aumento dos voos nos últimos meses em decorrência da retomada das atividades pós-pandemia de covid-19, que atingiu o mundo em 2020 e 2021.
Segundo uma pesquisa da MaxMilhas, empresa que oferece passagens aéreas, pacotes e hospedagens, o volume de viagens internacionais quase dobrou no Brasil durante o ano de 2022.
De acordo com o levantamento, de janeiro a julho, houve um aumento de 43% neste tipo de viagem em comparação com o mesmo período de 2021.
Considerando o movimento intenso dos aeroportos de todo o país, qual é o papel e as responsabilidades da gestão de facilities nesses ambientes? Continue acompanhando o artigo para saber mais sobre o assunto!
Entendendo a gestão de facilities
Antes de falarmos sobre a gestão de facilities em aeroportos, é preciso apresentar um pouco mais sobre esse conceito.
Os facilities são os serviços que dão suporte à atuação de uma organização, facilitando a execução das atividades de rotina e permitindo o perfeito funcionamento do negócio como um todo.
Estes serviços ainda costumam estar ligados à infraestrutura predial, como limpeza, segurança, manutenção, recepção, jardinagem, entre outros.
Vale ressaltar que os facilities envolvem todo tipo de serviço capaz de facilitar o dia a dia das organizações, mesmo que as funções não estejam diretamente relacionadas com a atividade-fim.
Já a gestão de facilities nada mais é do que a administração dos serviços (facilities) por uma equipe de profissionais ou uma empresa terceirizada.
Esta gestão busca organizar os serviços, garantindo que todas as atividades sejam desempenhadas com qualidade, pontualidade e produtividade, e trazendo maior bem-estar e segurança para as pessoas que circulam pelo ambiente.
Infraestruturas críticas: aeroportos
As infraestruturas críticas são todas as instalações, serviços e ativos essenciais para o funcionamento da sociedade e da economia que, se interrompidos ou destruídos, podem gerar graves impactos sociais, econômicos, políticos, entre outros.
Os aeroportos são classificados como ambientes críticos devido a uma série de aspectos. Confira os principais:
- Riscos do ambiente
Os aeroportos são estruturas complexas e que reúnem diferentes espaços, como pistas de pouso e decolagem, cabines de controle, pátios de aeronaves, áreas de embarque e desembarque, restaurantes, lojas, entre outros.
Para garantir a segurança e o bom andamento dos processos destas imensas estruturas, é preciso coordenar as operações diárias dos aeroportos de forma eficiente e assertiva, garantindo a melhor execução e mitigando os riscos.
- Falhas nos processos
Por reunir uma série de atividades de alta complexidade, os aeroportos não podem apresentar erros e devem contar com uma perfeita estruturação de processos.
Afinal de contas, os riscos nestes ambientes vão além de perdas materiais, envolvendo desastres, acidentes fatais, contaminações, entre outros.
Dessa forma, qualquer falha de processos, por menor que seja, pode comprometer toda a infraestrutura do local, além de colocar vidas humanas em risco.
- Riscos de contaminação
Concentrando grande movimentação de pessoas diariamente, os aeroportos representam portas de entrada para a disseminação de doenças e pandemias. Afinal, o grande fluxo de pessoas de diversas partes do mundo oferece um alto risco de contaminação.
Nesse sentido, processos de facilities como limpeza, segurança e controle de entrada devem ser bem estruturados e executados, a fim de reduzir os riscos de contaminação e disseminação de doenças
- Informações sigilosas
Além de contar com segurança física, os aeroportos também devem possuir protocolos para a proteção de dados. Afinal, estes espaços reúnem uma grande quantidade de informações sigilosas ou fundamentais para as operações diárias.
Garantir a segurança destes dados reduz o risco de ataques cibernéticos ou vazamento de informações.
A gestão de facilities em aeroportos
Agora que você já entendeu mais sobre facilities e infraestruturas críticas, é hora de conhecer a gestão de facilities em aeroportos.
Realizar a gestão de facilities em aeroportos exige cuidado e atenção redobrados, pois nessas infraestruturas críticas, os serviços realizados vão além de simples limpeza, segurança e manutenção.
Devido às imensas instalações, à necessidade de alta disponibilidade, às grandes quantidades de equipamentos e sistemas operando 24 horas por dia, entre outros fatores, os aeroportos dependem plenamente de suas edificações e infraestruturas.
Dessa maneira, fica fácil compreender como a performance da gestão de facilities é essencial para a prestação de serviços dos aeroportos e o bom desempenho dos processos diários.
Dentre as atividades que fazem parte da gestão de facilities em aeroportos, podemos citar:
- Limpeza e higienização de terminais, salas de espera, áreas de embarque e desembarque, praça de alimentação, entre outros;
- Gestão de filas;
- Gerenciamento do estacionamento;
- Atendimento ao público;
- Manutenção de elevadores, aparelhos de ar-condicionado, sinalização, parte elétrica, entre outros;
- Manutenção predial;
- Jardinagem e paisagismo;
E muito mais.
Mesmo que a grande maioria dos serviços de facilities em aeroportos não seja parte do escopo principal do negócio, essas atividades são tão importantes quanto, e devem contar com um time de profissionais qualificados e preparados para atuar conforme as exigências e regulamentações que um ambiente crítico possui.
Quais são os pontos de atenção?
Quando se trata de gestão de facilities em aeroportos, dois pontos de atenção ganham destaque: a limpeza e a manutenção.
Afinal, estas atividades vão muito além de simples faxinas e ajustes na infraestrutura de um ambiente crítico, por exemplo. E como você já conferiu, os facilities em aeroportos são fundamentais para garantir o bom andamento dos processos como um todo.
No quesito limpeza, a equipe responsável deve utilizar recursos profissionais e produtos de alta qualidade e atóxicos, para evitar acidentes e contaminações nos ambientes, além de equipamentos eficientes para agilizar a higienização de espaços amplos.
Já os processos de esterilização devem ser frequentes e realizados pelas equipes em diferentes turnos.
Outro ponto de atenção na gestão de facilities em aeroportos é a manutenção, que deve ser constante e diferenciada para atender aos requisitos dessas infraestruturas críticas e contar com equipamentos adequados e profissionais qualificados para conferir os mínimos detalhes.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a vegetação da faixa de pista, por exemplo, deve ser controlada para evitar pássaros e roedores, enquanto os formigueiros e cupinzeiros devem ser localizados e reparados. As equipes responsáveis ainda realizam a manutenção das áreas verdes internas e externas das instalações dos aeroportos.
Para garantir que todos os pontos de atenção, até os menores deles, sejam respeitados e os processos ocorram com máxima eficiência, os aeroportos contam com o auxílio de empresas especializadas em facilities para infraestruturas críticas.
Estas organizações são especializadas na terceirização de serviços e realizam o gerenciamento e controle das atividades em ambientes críticos, assegurando equipamentos e profissionais necessários para garantir a conservação, limpeza e manutenção dos ambientes dos aeroportos.
Gostou de conhecer mais sobre a gestão de facilities em aeroportos?
No blog da Security SATA, você encontra diversos outros conteúdos relacionados ao universo da aviação civil e à administração de aeroportos.
Acesse nosso blog e fique por dentro de tudo!
A Security SATA é uma empresa de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo, que atende todo o mercado brasileiro com uma série de soluções para aeroportos e companhias aéreas, como:
- serviços de carga;
- transporte terrestre;
- limpeza de aeronaves;
- controle de áreas restritas;
- inspeção de bagagem;
E muito mais!
A Security SATA atende diversos aeroportos e companhias aéreas brasileiras, oferecendo serviços inovadores e soluções de logística para proporcionar maior rapidez, segurança, qualidade e eficiência às operações aeroportuárias.
Tenha uma equipe de profissionais especializados no mercado da aviação atuando nas operações do seu negócio.
Entre em contato conosco e confira como a Security SATA pode se tornar uma parceira da sua empresa.
Conteúdos Relacionados
Aeroportos
06 Dez 2023
Como funciona a estrutura de um aeroporto?
Aeroportos
22 Nov 2023
O que é um APAC e qual sua função no aeroporto?
Aeroportos
08 Nov 2023
Boas práticas de segurança que todo aeroporto precisa considerar
Geral
25 Out 2023
O que é a Operação Lado Ar
Aeroportos
11 Out 2023
Aeroportos mais seguros no Brasil
Aeroportos
13 Set 2023
Os aeroportos brasileiros mais movimentados