Aeroportos

Incursão em pista: o que é e como fazer a prevenção

Conheça o conceito de incursão em pista e saiba como fazer a prevenção dessa ocorrência na pista aeroportuária.

02 Dez 2021 - 15:00 - Atualizado há 2 anos

Aprox. 5 minutos de leitura.

O dia a dia dos aeroportos é repleto de procedimentos operacionais e de proteção que visam garantir o bom andamento das atividades e a segurança de todos. Nesse sentido, a incursão em pista se torna um assunto de grande importância na rotina das operações aeroportuárias.

Isso porque este evento representa um cenário de alta criticidade, em que os níveis aceitáveis de segurança operacional se reduzem consideravelmente, podendo resultar em incidentes ou acidentes na pista.  

Quer saber mais sobre este assunto? Confira no artigo o que é incursão em pista e como evitar que esse episódio ocorra no aeroporto.

O que é incursão em pista? 

De acordo com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 153, incursão em pista é toda “ocorrência em aeródromo envolvendo a presença incorreta de aeronave, veículo ou pessoa na área protegida de uma superfície designada para pouso e decolagem de aeronaves”.  

Também conhecida pelo seu termo em inglês, runway incursion, a incursão em pista é caracterizada por dois aspectos: presença incorreta e área protegida. Dessa forma, para que o evento seja classificado como incursão em pista é necessário que estes dois aspectos ocorram de forma simultânea.

Conheça um pouco mais sobre os dois fatores que levam à ocorrência de incursão em pista:

1 - Presença incorreta: é caracterizada pelo posicionamento ou movimento inseguro ou indesejável de uma aeronave, veículo ou pessoa na área protegida. Ela pode ocorrer com ou sem autorização da TWR (Torre de Controle de Aeródromo).

É importante ressaltar que, por definição, a entrada de animais ou a presença de objetos não constitui incursão em pista.

2 - Área protegida: é a área que compreende a pista de pouso e decolagem, a stopway, o comprimento da faixa de pista, a área em ambos os lados da pista de pouso e decolagem (delimitada pela distância estabelecida pelo RBAC nº 154 para a posição de espera da referida pista), a área de segurança de fim de pista (RESA), e, se houver, a zona desimpedida (clearway).

Para a ocorrência ser caracterizada como incursão em pista, ela deve ocorrer na área protegida.

Como evitar a incursão de pista?

Geralmente, a incursão em pista ocorre a partir de diversos fatores e pode envolver pilotos, controladores de tráfego, motoristas e pedestres.

Para prevenir a ocorrência deste evento em pistas de pouso e decolagem, é importante adotar algumas ações, como:

  • Equipar o aeroporto com infraestrutura planejada para a prevenção de incursão em pista, incluindo um sistema eficiente de auxílios visuais e planejamento adequado para a designação das pistas de táxi;
  • Demarcar as áreas protegidas das pistas de pouso e decolagem, facilitando que controladores, motoristas e pedestres tenham conhecimento dos limites da pista.
  • Estabelecer um acordo operacional com a Torre de Controle (TWR) para evitar as incursões em pista que contemple ações efetivas de prevenção desses eventos.  
  • Garantir treinamento aos motoristas que trafegam pela área de manobras, para que esses profissionais saibam se movimentar de maneira segura por essa área, obedecendo aos procedimentos apresentados no acordo operacional firmado com a TWR.

As soluções da Security Sata para segurança em aeroportos

A Security Sata é uma empresa de infraestrutura aeroportuária que atende todo o território nacional, levando soluções operacionais e de proteção a aeroportos e companhias aéreas.

Nosso portfólio de serviços inclui:

E diversas outras soluções para garantir a proteção de tripulantes, passageiros e colaboradores e a eficiência dos processos aeroportuários.

Entre em contato com nossa equipe para conhecer as soluções para aeroportos da Security Sata.

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.