Segurança

Inspeção de Segurança de aeronaves: como funciona a verificação de segurança

Saiba como a Inspeção de Segurança de aeronaves é feita para aumentar a segurança dos voos.

19 Ago 2021 - 14:19 - Atualizado há 3 anos

Aprox. 5 minutos de leitura.

Antes da decolagem, o avião passa por um processo longo e minucioso que envolve dezenas de profissionais responsáveis pela limpeza, verificação de segurança, abastecimento de combustível, controle de bagagem, varredura da aeronave, controle de acesso, entre outros serviços auxiliares de transporte aéreo (SATA).

Os serviços auxiliares de transporte aéreo são realizados de acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e garantem a segurança dos passageiros e da tripulação.

Entre as modalidades de serviços presentes em aeroportos de todo o país, está a Inspeção de segurança, também chamada de varredura de aeronave, que é realizada antes do embarque de passageiros.

A Inspeção de segurança da aeronave é um serviço que tem como objetivo a busca e detecção de armas, artefatos explosivos, substâncias nocivas ou outros dispositivos que possam ser utilizados para cometer atos de interferência ilícita contra a aviação civil.

Segundo as regras da ANAC, a inspeção de segurança deve ser realizada por um operador aéreo a partir de um checklist predefinido.

Os itens a serem avaliados dependem do tipo da aeronave em serviço e sua verificação deve ser considerada como uma norma de segurança a ser observada pela tripulação.

A inspeção de segurança é feita rotineiramente, antes da decolagem do avião, e em algumas situações específicas, como:

  • Quando a aeronave passa por atividade de manutenção fora do pátio de aeronaves;
  • Quando a aeronave fica fora de operação por mais de seis horas;
  • Quando há a suspeita de ocorrência de acesso indevido à aeronave;
  • Quando é constatada a violação de lacres.

Inspeção de segurança em aeronaves

Em geral, é feita uma verificação inicial de segurança em busca de objetos pessoais esquecidos pelos passageiros no avião ou outros objetos fora do padrão, como sacolas e caixas.

Depois, a equipe de limpeza entra no local para aspirar os assentos, o corredor, limpar as mesas, os banheiros, os bagageiros e organizar o ambiente.

Quando o interior do avião já está limpo, é feita uma inspeção de segurança mais completa, em que os profissionais devidamente treinados examinam cada canto da aeronave para garantir que não há nenhum objeto ilícito.

Assim, a companhia tem a garantia de que a tripulação e os passageiros estão protegidos contra imprevistos que podem colocar em risco a segurança de todos.

Por ser um serviço fundamental para que tudo ocorra bem durante o voo, é importante que a varredura de segurança seja realizada por profissionais capacitados, assim como os outros serviços auxiliares de transporte aéreo.

Pensando nisso, muitos aeroportos optam pela terceirização de serviços para aumentar a eficiência e tornar os processos mais integrados.

Entre as vantagens desse processo, estão a redução de custos com contratação e treinamento de pessoal interno, possibilitando que os gestores dediquem-se a questões estratégicas do aeroporto.

Além disso, ao contar com empresas especializadas, como a Security SATA, o gestor tem a garantia de profissionais qualificados e prontos para trabalhar.

Os serviços oferecidos pela Security SATA para aeroportos são:

  • Movimentação de carga;
  • Transporte terrestre;
  • Limpeza de aeronave;
  • Controle de áreas restritas;
  • Inspeção de bagagem despachada;
  • Verificação de segurança de aeronave (varredura);
  • Proteção da carga e outros itens;
  • Patrulha móvel da área operacional;
  • Inspeção de passageiros, tripulantes, bagagens de mão e pessoal de serviço;
  • Proteção de aeronave estacionada.

Para saber mais sobre a verificação de segurança (varredura de aeronave), entre em contato conosco e conheça todos os serviços auxiliares de transporte aéreo.

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.