Segurança

Inspeção e itens proibidos em aeroportos

Conheça mais sobre a inspeção de bagagem e entenda a importância desse processo para a segurança no aeroporto.

07 Out 2021 - 14:42 - Atualizado há 3 anos

Aprox. 8 minutos de leitura.

Manter a segurança nos aeroportos é uma tarefa de grande responsabilidade e que envolve diversos procedimentos de averiguação, como a revista de passageiros e a inspeção de bagagem.

Afinal, em um ambiente que recebe milhares de pessoas todos os dias como o aeroporto, é dever dos agentes de segurança zelar pela integridade de funcionários e passageiros, bem como garantir que nenhum objeto ilícito ou de natureza perigosa seja transportado para as áreas de embarque, pista e aeronaves.  

Os procedimentos de segurança de aeroportos são padronizados internacionalmente e seguem determinados padrões de qualidade para evitar a ocorrência de ameaças ou situações perigosas.

A inspeção de bagagem

A inspeção de bagagem é um dos procedimentos de segurança mais importantes realizados dentro dos aeroportos, uma vez que grande parte das tentativas de transportar materiais e produtos ilícitos ocorre por meio da ocultação dentro das malas dos passageiros.

Este serviço pode ser dividido em inspeção de bagagem despachada e inspeção de bagagem de mão, conheça mais sobre cada um deles:

  • Inspeção de bagagem despachada

Inspeção do conteúdo de bagagens através de equipamento de raio-X ou outros meios para a detecção de materiais perigosos e/ou proibidos.

  • Inspeção de bagagem de mão

Utilização de meios técnicos ou de outro tipo para detectar armas, explosivos e demais artefatos perigosos e/ou proibidos que possam ser usados para cometer atos de interferência ilícita.

Como funciona a inspeção de bagagem?

Após a realização do check-in, o passageiro é direcionado à área de embarque, onde são realizados os procedimentos de segurança.

Neste momento, a bagagem é colocada na esteira de raio-X, em conjunto com pertences de metal e dispositivos eletrônicos que devem ser retirados das malas e mochilas, pois podem bloquear a visão do interior da bagagem.

Caso o operador do raio-X identifique algum artigo estranho ou tenha dúvidas sobre determinado item da bagagem, ele poderá solicitar a realização da inspeção manual.

Nesta inspeção, o passageiro deve abrir a bagagem para que o agente realize a verificação. Se houver recusa por parte do passageiro, ele poderá ser impedido de embarcar na aeronave.

Quais itens são proibidos?

A proibição do transporte de determinados itens pode variar conforme o tipo de bagagem — de mão ou despachada.

Segundo resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os seguintes itens são proibidos em bagagens de mão:

  • Armas de fogo e armas brancas

É proibido o transporte de armas brancas longas, de fogo de qualquer tipo, soco inglês, bestas, arco e flecha, componentes de armas de fogo e munição, bastões retráteis, porretes e cassetetes.

  • Eletrônicos e baterias 

É proibido o transporte de baterias com líquidos corrosivos derramáveis, baterias sobressalentes para dispositivos eletrônicos portáteis contendo baterias de íon lítio e dispositivos eletrônicos portáteis contendo baterias de íon lítio.

  • Ferramentas e utensílios

É proibido o transporte de bisturi, estiletes, facas com lâminas de comprimento superior a seis centímetros, ferramentas com lâmina ou haste de comprimento superior a seis centímetros que podem ser utilizadas como arma, ferramentas universais, furadeiras e brocas, machados, machadinhas, cutelos, guilhotinas, marretas, martelos, navalhas, picadores de gelo, pistolas, pé-de-cabra, serras, serrotes e tesouras com ponta perfurante ou lâminas de comprimento superior a seis centímetros.  

  • Fósforos, isqueiros, inflamáveis e explosivos

Combustível ou refil para isqueiro, detonadores, dinamite, pólvora e explosivos plásticos, fogos de artifício e outros artigos pirotécnicos, fósforos, gases inflamáveis, isqueiro, líquidos inflamáveis, maçaricos, minas, granadas e outros explosivos militares, réplicas de dispositivos explosivos, substâncias emitem gases inflamáveis em contato com a água, substâncias sujeitas a combustão espontânea, sólidos inflamáveis, tintas e solventes.

  • Artigos de desporto e lazer 

Armas de pressão por ação de ar e gás comprimido ou por ação de mola, cilindros de mergulho pressurizados, combustível para acampamento, incluindo propano, nafta, combustível sólido, fogões contendo combustível, dentre outros, equipamentos de artes marciais contundentes, pontiagudos ou cortantes, mochila de resgate de avalanche contendo cilindro de gás comprimido, pesos para uso em exercícios físicos e fisioterapia, remos e instrumentos similares, tacos de beisebol, pólo, golfe, hockey, sinuca e bilhar.

  • Itens pessoais e de consumo

É proibido o transporte de aerossóis inflamáveis ou tóxicos e não inflamáveis e não tóxicos, alvejantes líquidos, armas de brinquedo, réplicas de armas de fogo que possam ser confundidas com armas verdadeiras, armas de choque elétrico, bebidas alcoólicas com mais de 70% de álcool, botijões ou cartuchos geradores de fumaça, cilindros de gás comprimido, inflamável ou não, cloro para piscinas e banheiras, dispositivos de alarme, dispositivos de penetração para calibrar equipamentos de monitoramento da qualidade do ar, equipamento de segurança, espoletas e fusíveis, extintores de incêndio, estilingues e quaisquer dispositivos que permitem disparar objetos, lâminas de barbear, materiais infecciosos ou biologicamente perigosos, materiais que possam interferir nos equipamentos das aeronaves, materiais radioativos, modeladores de cabelo, motores de combustão interna ou motores de célula de combustível, químicos, gases e aerossóis neutralizantes ou incapacitantes, sinalizadores, sprays de defesa pessoal, substâncias corrosivas, substâncias oxidantes e substâncias venenosas.

  • Necessidades médicas

É proibido o transporte de auxílios de mobilidade com baterias de íon lítio,  baterias derramáveis ou baterias úmidas não derramáveis e cilindros com gás para membros mecânicos ou com oxigênio gasoso ou líquido.    

Clique aqui para conferir a lista completa de artigos proibidos para bagagem despachada.

A importância da inspeção de bagagens

Considerando as crescentes tentativas de transportar artigos proibidos nas bagagens, os aeroportos devem investir cada vez mais em serviços de segurança de alta qualidade e eficiência.

A Security Sata é uma empresa especializada em infraestrutura portuária, e atende todo o setor aéreo brasileiro com diversas soluções voltadas a processos operacionais e de proteção para aeroportos.

Nossos serviços de inspeção de bagagem despachada e de bagagem de mão contam com equipamentos modernos e pessoal treinado para garantir maior assertividade nos processos de vistoria e redução dos riscos no ambiente aeroportuário.

Entre em contato com nossa equipe e conheça nossos serviços de inspeção de bagagem para aeroportos.  

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.