O crescimento do setor de Ground Handling no mercado nacional
Saiba mais sobre as operações de Ground Handling no Brasil e confira as expectativas de crescimento deste setor no mercado nacional.
09 Set 2021 - 14:31 - Atualizado há 3 anos
Aprox. 5 minutos de leitura.
Responsável por empregar diretamente cerca de 40 mil pessoas no Brasil, o setor de Ground Handling atende a aeroportos e companhias aéreas domésticas e internacionais, respondendo por 95% dos serviços realizados em solo em todo o país.
E apesar de ter sentido os impactos da pandemia, como a maioria dos outros setores, o Ground Handling apresenta sinais de retomada com a volta gradual da aviação civil brasileira.
Conheça mais sobre este setor e confira as expectativas de crescimento no mercado nacional.
O que é Ground Handling?
Ground Handling ou apenas Handling, de forma abreviada, é o nome dado a todos os serviços prestados em terra para apoio às operações do transporte aéreo, envolvendo principalmente o atendimento e a segurança de aeronaves, passageiros, tripulantes, bagagens e cargas.
De modo geral, estas atividades são realizadas por empresas de serviços auxiliares ao transporte aéreo, conhecidas como ESATAs, e abrangem soluções como:
- limpeza de aeronaves;
- movimentação de bagagens e cargas;
- raio-x de bagagem;
- manutenção de rotina;
- embarque de passageiros;
- varredura de segurança;
Entre outros...
O Ground Handling envolve uma série de procedimentos desde a chegada do avião ao terminal até sua próxima decolagem. E para reduzir o tempo de rotação — período em que o avião permanece estacionado — características como agilidade, eficiência e precisão são essenciais no setor.
O setor Ground Handling no Brasil
Como mencionamos, o setor de Ground Handling é responsável por grande parte dos serviços aeroportuários realizados em solo no Brasil.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (ABESATA), em alguns aeroportos brasileiros de grande porte, quase 100% dos serviços auxiliares são realizados pelas ESATAs.
Ainda de acordo com a associação, a privatização dos aeroportos foi um dos principais motivos que estimulou o setor de Ground Handling no país.
Já os investimentos realizados em alguns aeroportos aumentaram a demanda por serviços auxiliares, demonstrando aos gestores as vantagens financeiras da contratação das empresas de serviços auxiliares.
Atualmente, as ESATAs prestam serviços para aeroportos, principalmente na área de security (raio-x ou canais de inspeção) e para companhias aéreas, realizando o transporte de bagagens e cargas e o atendimento aos passageiros, por exemplo.
Mas para garantir a excelência dos processos e a segurança de todos, é preciso contratar uma ESATA legalizada e devidamente registrada nos órgãos competentes.
Isso porque as empresas de serviços auxiliares ilegais não cumprem os requisitos necessários para atuar no sítio aeroportuário e não possuem o devido conhecimento técnico ou legal para realizar as atividades em aeroportos e aeronaves.
Expectativas de crescimento no setor
No início de 2019, as empresas de Ground Handling eram responsáveis pelo suporte de 40% dos voos operados no Brasil. As ESATAs chegaram a registrar um crescimento de 30% em comparação com o percentual de 2016.
Em 2020, devido à pandemia do coronavírus, o crescimento do setor de Ground Handling foi afetado. No entanto, com a retomada gradual das atividades e o crescimento da aviação, a cadeia de fornecedores deve se preparar para os novos desafios na área.
Nesse sentido, as empresas devem investir em equipamentos modernos e mão de obra cada vez mais especializada para atender às novas demandas do setor, sem abrir mão da qualidade dos serviços e dos preços competitivos.
Conheça a Security SATA
A Security SATA é uma empresa de serviços auxiliares ao transporte aéreo que oferece soluções operacionais e serviços de proteção a aeroportos e companhias aéreas de todo o Brasil.
Através de investimentos em tecnologia, equipamentos de alta qualidade e mão de obra qualificada no mercado da aviação, a Security SATA leva aos seus clientes diversas soluções, como:
- serviços de carga;
- transporte terrestre;
- limpeza e deslocamento de aeronaves;
- inspeção de passageiros, tripulantes, bagagem de mão e pessoal de serviço;
- operação de raio-x em aeroportos;
E muito mais!
Conte com a Security SATA para otimizar os serviços aeroportuários da sua operação.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!
Conteúdos Relacionados
Aeroportos
06 Dez 2023
Como funciona a estrutura de um aeroporto?
Aeroportos
22 Nov 2023
O que é um APAC e qual sua função no aeroporto?
Aeroportos
08 Nov 2023
Boas práticas de segurança que todo aeroporto precisa considerar
Geral
25 Out 2023
O que é a Operação Lado Ar
Aeroportos
11 Out 2023
Aeroportos mais seguros no Brasil
Aeroportos
13 Set 2023
Os aeroportos brasileiros mais movimentados