O que é a Operação Lado Ar
Acompanhe o artigo para saber mais sobre a operação Lado Ar e entender o que faz parte desse conceito.
25 Out 2023 - 13:38 - Atualizado há 1 ano
Aprox. 7 minutos de leitura.
Você já ouviu falar em Operação Lado Ar? Se você acompanha o universo da aviação, provavelmente já se deparou com este termo. Mas se você ainda não está familiarizado com este tipo de operação e quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura.
No artigo que preparamos, vamos trazer o conceito de Lado Ar e falar mais sobre a operação dessa área essencial para o bom funcionamento dos aeroportos e a segurança de passageiros e funcionários. Acompanhe o artigo para saber mais!
Conheça o Lado Ar
De acordo com a série "Por Dentro da Aviação", da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Lado Ar é toda área destinada à movimentação das aeronaves, que só pode ser acessada por tripulantes, trabalhadores do aeroporto e passageiros com bilhete de embarque válido.
O lado ar é composto por diferentes áreas, como:
- Pista de pouso e decolagem: área destinada à realização de pousos e decolagens.
- Pátio de aeronaves: área onde as aeronaves estacionam para embarque e desembarque de passageiros, carregamento e descarregamento de cargas, reabastecimento de combustível e manutenção.
- Pistas de táxi: espaço para movimentação de aeronaves que faz a ligação entre duas áreas do aeródromo, como a conexão entre pátio e pista de pouso e decolagem.
- Área de segurança de fim de pista - RESA (Runway End Safety Area): área localizada junto às cabeceiras da pista de pouso e decolagem, utilizada para reduzir o risco de danos a aeronaves que realizem o toque antes de alcançar a cabeceira (undershoot) ou que ultrapassem acidentalmente o fim da pista de pouso e decolagem (overrun).
- Faixa preparada: área nivelada dentro da Faixa da Pista projetada para minimizar os danos a uma aeronave que saia da pista.
- Faixa de pista: área em torno da pista de pouso e decolagem, livre de obstáculos, para reduzir o risco de danos caso a aeronave, ainda em voo, saia dos limites da pista.
Também chamado de área operacional, o lado ar possui entrada restrita, por isso só pode ser acessado por pessoas que tenham passado por inspeção de segurança.
Entre o lado terra e o lado ar, há a cerca operacional, uma barreira física destinada à proteção das aeronaves, dos passageiros e das instalações aeroportuárias contra a entrada de pessoas ou animais.
A Operação Lado Ar
Abrangendo as áreas de segurança, manutenção e apoio aos voos, a operação lado ar consiste em uma série de atividades realizadas em solo para manter a segurança, eficiência e operação dos voos.
Esta operação é fundamental nos aeroportos, pois garante que as aeronaves operem de maneira segura e eficiente durante a fase de solo — quando ainda estão no aeroporto, e abrange uma série de atividades, como:
- Movimentação de aeronaves: deslocamento das aeronaves em solo, indo do pátio de estacionamento até a pista de decolagem ou vice-versa.
- Abastecimento de combustível: reabastecimento das aeronaves realizado com precisão para garantir a quantidade correta de combustível.
- Manutenção de aeronaves: inspeções, reparos e substituição de peças conforme necessário.
- Serviços de solo e apoio: serviços como limpeza, abastecimento de água, entre outros, para garantir que a aeronave esteja pronta para a próxima decolagem.
- Embarque e desembarque de passageiros: embarque e desembarque de passageiros, carga e bagagem de maneira organizada e eficiente, para que todos os processos de segurança sejam cumpridos.
- Controle de tráfego terrestre: coordenação do tráfego terrestre nas áreas do aeroporto para garantir que os veículos de serviço estejam no local necessário.
O serviço de Operação Lado Ar da Security SATA
A Security SATA é uma empresa especializada em Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo e oferece diversas soluções operacionais e de proteção para otimizar os processos em aeroportos e terminais aeroportuários.
O serviço de Operação Lado Ar da Security SATA é realizado por uma equipe de profissionais especializados no segmento e busca limitar o acesso a áreas restritas do aeroporto e garantir a segurança operacional de aeronaves, passageiros e funcionários.
Além deste serviço, a Security SATA oferece soluções como:
- Controle de áreas restritas;
- Limpeza de aeronave;
- Verificação de segurança de aeronave;
- Proteção de aeronave estacionada;
- Patrulha móvel da área operacional;
Entre outras.
Com a Security SATA, seu negócio conta com o apoio de uma equipe especializada no mercado da aviação e pronta para atender às necessidades com máxima confiabilidade, competência e segurança.
Entre em contato com nossos consultores para saber mais sobre as soluções da Security SATA.
Continue acompanhando o blog da Security SATA para conferir outros conteúdos sobre o universo da aviação civil e nos acompanhe nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn para ficar por dentro de todas as novidades.
Conteúdos Relacionados
Aeroportos
06 Dez 2023
Como funciona a estrutura de um aeroporto?
Aeroportos
08 Nov 2023
Boas práticas de segurança que todo aeroporto precisa considerar
Aeroportos
13 Set 2023
Os aeroportos brasileiros mais movimentados
Geral
24 Ago 2023
O que é o lado terra e o lado ar na operação de um aeroporto
Aeroportos
02 Ago 2023
Competências e atribuições dos órgãos atuantes no aeroporto
Geral
18 Jul 2023
Quais são as responsabilidades do operador aeroviário?