Cursos

O que é necessário para trabalhar em um aeroporto?

Confira no artigo algumas funções comuns em aeroportos, saiba como começar uma carreira na aviação civil e conheça os Cursos AVSEC da UNISATA.

21 Dez 2022 - 08:16 - Atualizado há 1 ano

Aprox. 9 minutos de leitura.

Você já se perguntou o que é preciso para trabalhar em um aeroporto? Quem tem o sonho de seguir carreira na aviação, principalmente na área de segurança da aviação civil, deve investir em capacitação através dos cursos AVSEC.

Quando falamos em aeroporto ou aviação civil, a maioria das pessoas logo pensa em piloto de avião ou comissário de bordo.

Mas existem inúmeras outras profissões ligadas ao meio aéreo tão essenciais para o funcionamento desse setor quanto as que citamos. E algumas destas profissões são tão discretas, que grande parte das pessoas nem sabe que elas existem.

Se você deseja trabalhar em um aeroporto ou quer saber mais sobre esse assunto, continue acompanhando o artigo que preparamos.

O trabalho nos aeroportos

Os aeroportos são ambientes que concentram uma série de processos e serviços essenciais, que vão desde os setores administrativos e de gerenciamento até as áreas de limpeza e segurança.

Por isso, estes locais de trabalho reúnem diversos cargos e oportunidades, com diferentes exigências para a contratação.

Enquanto alguns profissionais atuam diretamente com o público, outros operam nos bastidores e por trás dos processos. Mas independentemente do cargo, todos os trabalhadores são importantes para o bom funcionamento das operações e segurança dos aeroportos.

Alguns exemplos de categorias profissionais que atuam nos aeroportos são:

  1. Atendimento em solo: profissionais que fazem o atendimento antes dos passageiros embarcarem e atuam no check-in e na venda de passagens, organizam entradas e saídas de passageiros, fiscalizam as bagagens, entre outras funções.
  2. Logística de cargas: profissionais que atuam dentro dos aeroportos realizando o gerenciamento de milhares de cargas e bagagens.
  3. Planejamento de pousos e decolagens: profissionais que monitoram o comportamento do mercado e dos passageiros, avaliam as demandas de voos e o que os passageiros esperam e atuam de forma a possibilitar o desenvolvimento de uma inteligência competitiva para a organização e a melhora na eficiência dos serviços.
  4. Planejamento de escalas, tripulação e recursos: profissionais que realizam o gerenciamento dos recursos internos, organizam as escalas dos demais funcionários e realocam recursos para as áreas de maior necessidade dentro da companhia aérea.
  5. Gerenciamento de tráfego aéreo: profissionais responsáveis por permitir pousos e decolagens, orientar os pilotos durante a aproximação e informar condições de pista e meteorológicas, entre outros tipos de assistências.

Como trabalhar em um aeroporto?

O primeiro passo para trabalhar em um aeroporto é saber exatamente qual será o cargo pretendido, pois isso ajudará o profissional a descobrir quais são as competências exigidas para determinada função.  

Investir em um curso de idiomas, principalmente inglês ou espanhol, também é um passo importante para quem pretende construir uma carreira na aviação civil.  

Se qualificar no ramo, mesmo que não seja uma exigência, representa um diferencial e tanto perante os recrutadores, pois mostra que o profissional tem interesse em crescer na carreira e construir uma trajetória de sucesso dentro do setor escolhido.

Além disso, é importante que o profissional saiba se comunicar bem e tenha paciência para lidar com as pessoas, já que o atendimento ao público é uma das principais atividades de profissionais que exercem o cargo de atendimento em solo.

AVSEC: cursos e carreira

Quem deseja atuar na área de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita, deve realizar os cursos AVSEC, como Básico AVSEC, Inspeção de Segurança da Aviação Civil, AVSEC para Atendimento ao Passageiro, entre outros.

Estes cursos apresentam as medidas preventivas e de resposta que devem ser implementadas pelos operadores, além de padrões técnicos de treinamento e de certificação que devem ser observados pelos profissionais do setor.

Para iniciar uma carreira AVSEC, é preciso, além de não possuir antecedentes, realizar o curso Básico AVSEC.

Com este curso, o profissional poderá atuar como Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC), ou dar continuidade à especialização por meio do curso de Operador Aéreo ou Operador de Aeródromo.

Em outras palavras, o curso básico é o primeiro passo e pré-requisito para diversas oportunidades futuras na carreira AVSEC.

Contudo, é importante mencionar que este e todos os outros cursos devem ser realizados apenas em centros de instrução devidamente autorizados pela ANAC, como a UNISATA.

Os cursos UNISATA

A UNISATA é a Universidade da Security SATA, empresa especializada em Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo, e oferece diversos cursos presenciais para capacitar profissionais que desejam atuar na aviação civil.

A Universidade Security SATA possui um Centro de Instrução homologado pela ANAC e conta com a melhor estrutura para atender aos alunos.  

Conheças os cursos de capacitação AVSEC:

  • AVSEC para Atendimento ao Passageiro
    Curso voltado para atividades de atendimento e supervisão de trânsito de passageiros, controle de acesso à aeronave, identificação de bagagem, proteção de área estéril, entre outras.
  • AVSEC para Carga Aérea
    Curso para instruir o profissional a realizar atividades aeroportuárias, como serviço de bordo, proteção de aeronave ou área estéril, recebimento de carga, entre outras.
  • AVSEC para Operações de Solo
    Formação para atuar em diversas operações, como vigilância em provisões de bordo, proteção de aeronaves ou área estéril, serviço de bordo, vigilância de carga, correio e bagagem despachada, etc.
  • AVSEC para Vigilantes
    Curso voltado para vigilância contra atos de interferência ilícita, com ensinamentos sobre noções de controle de acesso, medidas de segurança e patrulhamento.
  • Básico AVSEC
    Curso fundamental para a área AVSEC que contempla vários temas para a execução de diversas atividades, como inspeção de pessoas e de bagagem de mão, proteção de aeronaves, entre outras.
  • Inspeção de Segurança da Aviação Civil
    Especialização para o Agente de Proteção com capacitação para operação de equipamentos de raio-x, ETD, Body-Scan, EDS, entre outros. Também prepara o Agente de Proteção para supervisão AVSEC, busca pessoal, etc.
  • AVSEC Operador de Aeródromo
    O curso possibilita ao profissional avaliar os projetos de obras aeroportuárias para garantir que os aspectos da AVSEC estejam contemplados na concepção e execução dos projetos relacionados à infraestrutura aeroportuária.
  • AVSEC Operador Aéreo
    Permite ao profissional supervisionar os controles de segurança e medidas de resposta do operador aéreo, monitorando a inspeção e revista de passageiros e bagagens e realizando o controle de qualidade AVSEC para operador aéreo.

Com os cursos de capacitação AVSEC da UNISATA, você pode dar início a sua carreira na aviação civil.

Mas atenção: nossos cursos são on demand, por isso não possuem uma data fixa para início.

Fique atento ao nosso perfil no Instagram para se candidatar!

E para saber mais sobre o curso escolhido, entre em contato com a nossa equipe.

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.