Dicas

O que você precisa saber sobre bagagem de mão e bagagem despachada

Conheça os diferentes tipos de bagagens e as regras da ANAC para bagagem de mão e bagagem despachada no Brasil.

28 Set 2022 - 15:05 - Atualizado há 2 anos

Aprox. 5 minutos de leitura.

Na hora de planejar uma viagem de avião, é preciso se informar com antecedência sobre as regras de bagagens da companhia aérea escolhida. Afinal, saber o que pode ser transportado, qual o tamanho das malas e o peso máximo permitido evita dores de cabeça na hora do embarque e gastos com taxas extras.

Mas antes de falarmos sobre as regras para bagagens das companhias aéreas brasileiras, é importante esclarecer a diferença de cada tipo de bagagem.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os passageiros têm direito a dois tipos de bagagem. São elas:

  • Bagagem de mão: pode ser malas, mochilas ou bolsas utilizadas para armazenar itens frágeis, como dispositivos eletrônicos ou câmeras, e objetos que serão utilizados durante a viagem, como remédios, cosméticos, carteira, documentos, etc. A bagagem de mão fica junto ao passageiro na cabine durante o voo.
  • Bagagem despachada: são malas maiores e mais pesadas, normalmente utilizadas para armazenar roupas, calçados e outros objetos que serão utilizados somente no destino final. As bagagens despachadas são entregues à companhia no momento do check-in e são devolvidas ao passageiro no destino.

Além das bagagens de mão e despachada, os passageiros ainda podem levar na cabine do avião um item pessoal.

  • Item pessoal: pode ser bolsas, sacolas ou mochilas de menor tamanho levadas junto com a bagagem de mão. O tamanho não deve ultrapassar as medidas 35 x 20 x 45 cm.

    As companhias aéreas recomendam que o item pessoal seja armazenado no espaço disponível abaixo da poltrona à frente do passageiro.

Cada tipo de bagagem possui regras específicas que estipulam tamanho e peso máximos permitidos para o embarque. Caso o passageiro não obedeça às regras de transporte de malas, ele deverá pagar uma taxa adicional com base no peso e tamanho ultrapassados.

As regras de bagagem

Em território brasileiro, as companhias aéreas seguem as regras de bagagem da ANAC, que estipula bagagem de mão gratuita aos passageiros, desde que respeitando as dimensões estabelecidas, e bagagem despachada paga (a primeira mala pode estar incluída no bilhete dependendo da tarifa).

Confira as medidas e limites de peso das bagagens estipulados pela ANAC:

  • Bagagem de mão
    Tamanho: 55 x 35 x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e compartimentos externos)
    Peso: até 10kg
  • Bagagem despachada
    Tamanho: 50 x 80 x 28 cm (incluindo alças, rodinhas e compartimentos externos) 
    Peso: até 23 kg

A maioria das companhias aéreas brasileiras permite que os passageiros despachem até cinco malas, desde que realizem o pagamento das taxas adicionais.

Para evitar surpresas desagradáveis na hora do embarque, a dica é conferir as especificações e normas de bagagem junto à companhia aérea no momento da compra das passagens.

Além das regras de bagagem que você conferiu acima, a ANAC ainda estabelece quais objetos podem ser transportados em bagagens de mão ou bagagens despachadas.

Por isso, antes de fazer as malas e partir para a viagem é importante conferir a lista de proibições (clique aqui para acessar).

Gostou de conhecer mais sobre os tipos de bagagens e as regras para o embarque e despacho das malas?

No blog da Security SATA, você encontra diversos outros artigos e curiosidades sobre o universo da aviação.

Clique aqui para acessar o nosso blog e ficar por dentro de tudo!

A Security SATA é especializada em Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo e oferece soluções modernas e diversificadas para aeroportos e companhias aéreas, como inspeção de bagagem despachada e de mão, proteção de carga, limpeza de aeronaves e muito mais.  

Acesse nosso site e conheça nossos serviços.

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.