Segurança

Qual o papel da inspeção de passageiros na segurança do aeroporto?

Saiba mais sobre a inspeção de passageiros e conheça a importância desse serviço para a segurança dos aeroportos.

23 Set 2021 - 14:36 - Atualizado há 2 anos

Aprox. 7 minutos de leitura.

Todos os dias, milhares de pessoas circulam pelos aeroportos do Brasil com destino às mais diversas localidades. E devido ao grande movimento de pessoas e o transporte de bagagens variadas, a inspeção de passageiros é uma atividade mais do que necessária para garantir a segurança nos aeroportos.

No entanto, este tipo de serviço deve ser executado com alta precisão e discrição, já que envolve procedimentos para identificar objetos proibidos e evitar o transporte de artefatos perigosos e/ou ilícitos.

Por realizarem um serviço complexo, os aeroportos possuem diversos protocolos de segurança que visam garantir um ambiente livre de ameaças para passageiros e funcionários.

Nesse sentido, a inspeção de passageiros faz parte de um conjunto de serviços de proteção que dá suporte ao monitoramento de toda a área dos aeroportos, além de garantir mais agilidade e eficiência aos processos de verificação de pessoas e bagagens de mão de maneira não invasiva e sem violar os direitos dos cidadãos.

Conheça mais sobre a inspeção de passageiros e seu papel na segurança dos aeroportos.

O que é inspeção de passageiros?

A inspeção de passageiros e suas bagagens é um serviço realizado nas dependências dos aeroportos através de meios técnicos ou de outro tipo com o objetivo de detectar armas, explosivos e demais artefatos proibidos, prevenindo que esses materiais sejam introduzidos sem autorização em áreas restritas de segurança ou a bordo das aeronaves.

Este serviço faz parte da inspeção de segurança em aeroportos que, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), é um procedimento padrão utilizado por diversos países no mundo todo.

No Brasil, conforme o Decreto nº 7.168/2010, a inspeção de segurança é realizada por autoridade policial ou por Agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC).

Geralmente, a inspeção de passageiros ocorre antes da entrada na área de embarque. Dessa forma, mesmo que seja possível adentrar o aeroporto com um item proibido, a inspeção de passageiros realizada nos terminais de verificação detecta e retém o artefato ilícito.

Como funciona a inspeção de passageiros?

Durante o procedimento, o passageiro e os bens transportados nas roupas e na bagagem são verificados por meio de equipamentos como detector de metais e raio-X, a fim de identificar e coletar artefatos proibidos.

A passagem pelo detector de metais é obrigatória, com exceção de passageiros com marca-passo ou implante coclear que comprovem o uso dos aparelhos. Estes passageiros são submetidos à busca pessoal. Já gestantes podem solicitar a inspeção por busca pessoal ou detector manual.

Necessária apenas em casos específicos ou como medida de proteção extra, a revista física é conduzida por um agente de proteção do mesmo sexo do passageiro inspecionado ou por autoridade policial, e pode ser realizada em um espaço reservado e com a presença de uma testemunha.

A inspeção de segurança é um procedimento obrigatório nos aeroportos e todos os passageiros devem se submeter a ela, quem se negar a seguir o procedimento poderá ser impedido de entrar na sala de embarque.

A importância da inspeção de passageiros 

O aumento da insegurança e de situações de periculosidade, como o contrabando de armas, a comercialização de drogas e os crimes contra o patrimônio, tornou necessária a intensificação da segurança em aeroportos do mundo todo.

Afinal, além de reunirem milhares de pessoas todos os dias, os aeroportos representam ainda um meio de deslocamento para diferentes regiões, o que possibilita o trânsito de armas, drogas, materiais explosivos e demais artigos ilícitos.

Nos últimos anos, a ANAC tem reforçado os procedimentos responsáveis pela inspeção de segurança em aeroportos de todo o país.

Dessa forma, a inspeção de passageiros e outras práticas de segurança reduzem significativamente a ocorrência de situações perigosas e a entrada de itens ilegais ou demais ameaças em aeronaves.

Devido à modernização e investimentos em tecnologia e capacitação, a inspeção de passageiros ganhou ainda mais agilidade e assertividade sem prejudicar a eficiência do serviço.

Afinal, ao mesmo tempo em que precisa ser rápida, a inspeção deve ser minuciosa a fim de evitar falhas na segurança e na identificação de artigos proibidos.

Conheça a Security SATA

A Security SATA é uma empresa especializada em serviços auxiliares ao transporte aéreo e oferece diversas soluções para o mercado brasileiro, como serviços de carga, transporte terrestre, limpeza de aeronaves, inspeção de passageiros, etc, além de cursos de capacitação para agentes de proteção aeroportuária..

Com uma equipe de profissionais especializados no setor da aviação, a Security SATA garante serviços de qualidade que agregam rapidez, segurança e eficiência aos processos aeroportuários.

Nosso serviço de inspeção de passageiros, tripulantes, bagagem de mão e pessoal de serviço utiliza meios técnicos e de outros tipos para detectar armas, explosivos e outros itens perigosos ou proibidos que possam ser utilizados para cometer atos de interferência ilícita em aeronaves e espaços restritos dos aeroportos.

Quer conhecer mais as soluções da Security SATA para aeroportos e companhias aéreas?

Entre em contato com nossos especialistas e receba um atendimento exclusivo.

Tags:

Aeroporto

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.