Segurança

Segurança em aeroporto: o que é e como funciona a inspeção de bagagens?

Entenda o que é inspeção de bagagens e qual a importância desse procedimento para a segurança de aeroportos.

05 Ago 2021 - 14:01 - Atualizado há 3 anos

Aprox. 4 minutos de leitura.

A segurança de aeroportos é um tema em constante atualização, já que os especialistas estão sempre desenvolvendo novos métodos e técnicas para proteger passageiros, funcionários e visitantes. A inspeção de bagagens é um dos protocolos mais importantes da estrutura do local, exigindo alto rigor e discrição.

No ambiente do aeroporto, há controle de acesso a determinados locais e procedimentos específicos de segurança que devem ser seguidos. Assim, antes de entrar na área de embarque, os passageiros passam pela inspeção de bagagens com aparelhos de raios X e detectores de metais que ajudam a identificar a presença de objetos proibidos e perigosos.

O que é inspeção de bagagens?

A inspeção de bagagens é um dos procedimentos mais importantes na segurança de um aeroporto, pois evita muitos incidentes relacionados ao transporte de materiais proibidos e produtos ilícitos ocultos em pertences pessoais.

Em um local que costuma receber milhares de pessoas todos os dias, como os aeroportos, os procedimentos de segurança devem ser ainda mais rigorosos e a tecnologia ajuda a torná-los mais ágeis e eficientes.

Ao inspecionar a bagagem dos passageiros antes de ingressar na área de embarque, é possível evitar a ocorrência de atitudes ilícitas e aumentar o controle sobre os objetos que as pessoas trazem consigo ou em bagagens.

Para isso, são verificados detalhadamente o conteúdo de embalagens, malas e outros itens de propriedade do usuário dos serviços aeroportuários, sejam passageiros, funcionários ou tripulantes e a tecnologia é uma das principais aliadas dos gestores de segurança.

Como funcionam os aparelhos de raios X?

Atualmente, existem diversos equipamentos de inspeção e monitoramento que possibilitam que as equipes tenham visibilidade completa sobre tudo o que acontece nas instalações do aeroporto, tanto na parte acessível ao público quanto na parte de cargas.

Um dos dispositivos que ajuda a impedir a entrada de materiais proibidos nas aeronaves é o aparelho de raios X, que permite a visualização dos objetos internos de um volume por meio de uma representação visual dividida por cores, dependendo da composição do item.

Assim, materiais orgânicos, metais e metais leves, por exemplo, são mostrados na tela com cores diferentes de acordo com suas características químicas e densidade.

A imagem mostra, portanto, uma espécie de fotografia detalhada do interior do volume inspecionado, permitindo que as equipes de segurança evitem a entrada de materiais e objetos proibidos no interior da aeronave.

A importância da segurança em aeroportos

Nos últimos anos, houve um crescimento na quantidade de ataques, crimes contra o patrimônio, contrabando de armas, materiais explosivos e tráfico de drogas, aumentando a necessidade de investimentos em segurança de aeroportos.

Por ser um local com grande volume de pessoas e deslocamento de veículos, o ambiente aeroportuário costuma ser um alvo muito visado por criminosos.

Assim, as organizações responsáveis pela administração de aeroportos estão investindo cada vez mais em modernização de equipamentos e adoção de novas tecnologias para atender às necessidades de proteção do local.

A melhor maneira de fazer isso é terceirizar os serviços de segurança e contar com uma empresa especializada, como a Security SATA, que atende todo o serviço aéreo brasileiro com serviços de carga, transporte terrestre, operação de raios X, limpeza de aeronaves, capacitação de agentes de proteção aeroportuária e muito mais.

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções em inspeção de bagagens, movimentação de cargas e segurança de aeroportos.

Tags:

Aeroporto

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.