Aeroportos

Segurança sem contato nos aeroportos

Acompanhe no artigo como a tecnologia tem sido implementada nos aeroportos para garantir processos de segurança sem contato em tempos de covid-19.

16 Jun 2022 - 17:49 - Atualizado há 2 anos

Aprox. 5 minutos de leitura.

Com a chegada da covid-19, vieram também as mudanças nos procedimentos de segurança dos aeroportos. Afinal, o alto risco de contaminação do vírus exigiu das companhias aéreas maior cuidado com a saúde dos passageiros. Neste contexto, a tecnologia acabou se tornando uma grande aliada no combate à propagação da doença.

Isso porque o desenvolvimento de novas soluções apoiadas em tecnologia permite à administração dos aeroportos controlar o fluxo de pessoas e a temperatura dos passageiros com maior segurança e sem a necessidade de contato direto e aproximação dos funcionários.

Quer saber mais sobre os procedimentos de segurança sem contato nos aeroportos? Então continue acompanhando o artigo que preparamos!

A aviação civil e a pandemia

A pandemia da covid-19, doença altamente infecciosa, afetou profundamente a aviação civil, sendo considerada por muitos como a responsável pela pior crise da história do setor.

Isso porque as atividades nos aeroportos foram paralisadas completamente durante meses, como forma de evitar o aumento no número de casos da doença.

E com o avanço da vacinação e a retomada das atividades no setor, os protocolos de segurança ganharam uma importância ainda maior no dia a dia dos aeroportos ao redor do mundo.

Já as companhias aéreas seguem buscando formas de otimizar a segurança dos voos, principalmente em relação aos riscos sanitários evidenciados pela covid-19.

Segurança sem contato

A tecnologia tem sido uma importante aliada das companhias aéreas e administradoras de aeroportos quando se trata de segurança sem contato. Ferramentas como o reconhecimento facial e a biometria são cada vez mais utilizadas no setor da aviação civil, pois permitem o reconhecimento dos passageiros de forma otimizada e mais segura.

Os aeroportos de Frankfurt e Munique, por exemplo, já contam com um sistema de controle de acesso baseado em tecnologia de reconhecimento facial. Este sistema permite que os passageiros de determinadas companhias tenham acesso total ao aeroporto, desde o check-in até o portão de embarque, sem a necessidade de manipular maçanetas e cartões de embarque ou ter contato direto com outras pessoas.

Já o Aeroporto Internacional de Narita, no Japão, implementou o recurso de reconhecimento facial para que os passageiros tenham acesso automático da entrada até a aeronave, sem a necessidade de toques.

Este sistema permite aos usuários realizar o check-in, a emissão do cartão de embarque, o despacho da bagagem, entre outros procedimentos, sem entrar em contato com superfícies ou outras pessoas, reduzindo assim o risco de contaminação.

As catracas automatizadas também são exemplos de soluções tecnológicas pensadas para combater a disseminação do vírus da covid-19. Isso porque estes equipamentos permitem a higienização das mãos do passageiro antes de liberar sua entrada no local.

Segundo a Came, fabricante dos aparelhos, essas catracas ainda podem ser utilizadas em conjunto com o Thermo Scanner, equipamento que realiza o reconhecimento facial do usuário — mesmo que ele esteja utilizando máscara —, e mede sua temperatura, liberando a entrada apenas se a pessoa estiver autorizada e não apresentar febre.

Os desafios da segurança em tempos de pandemia

Apesar da implementação de soluções tecnológicas e da automatização do processamento de passageiros serem medidas eficientes para evitar o contato com superfícies e outras pessoas, é preciso fazer mais.

Especialistas da área sugerem que a aviação civil, entidades e governos busquem formas de padronizar a gestão de certificados de vacinação e testes de covid, principalmente para voos internacionais.

No entanto, implementar testes que sigam os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e garantir a troca dessas informações de forma segura ainda são desafios a serem vencidos quando o assunto é combate à covid-19.  

Gostou do artigo e quer continuar por dentro das novidades do universo da aviação civil? Então acompanhe o blog da Security SATA e não perca nossos conteúdos exclusivos.

Clique aqui para acessar o blog e boa leitura!

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.