Dicas

Tendências para o transporte aéreo no Brasil

Acompanhe o artigo para conhecer as tendências para o transporte aéreo no Brasil em 2024.

24 Jan 2024 - 11:08 - Atualizado há 4 meses

Aprox. 7 minutos de leitura.

As constantes mudanças no cenário internacional impactam diretamente diversos setores da economia, e com a aviação civil não seria diferente. Fatores como a evolução tecnológica, as questões geopolíticas e as tendências de mercado transformam a maneira como o transporte aéreo opera ao redor do mundo.

Nesse sentido, é essencial se manter atualizado quanto às tendências e projeções para o setor da aviação civil, ainda mais considerando o amplo mercado brasileiro.

Neste artigo, iremos apresentar as tendências que estão moldando o panorama do transporte aéreo no Brasil. Continue acompanhando para descobrir insights interessantes sobre o futuro do setor.   

O transporte aéreo no Brasil: o cenário atual 

O transporte aéreo é um dos principais e mais estratégicos modais utilizados no Brasil, um país de dimensões continentais e com diversas diferenças regionais. Isso ocorre, pois esta modalidade representa uma etapa fundamental para as atividades ligadas à produção e/ou distribuição de produtos e mercadorias.

Além de contribuir para o intercâmbio de produtos nacionais, o transporte aéreo de cargas possibilita a conexão com outros países, movimentando o mercado brasileiro e expandindo a atuação do país no comércio exterior.

De acordo com um levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em 2022, o Brasil registrou um recorde histórico no volume de cargas transportadas pelo modal aéreo, atingindo 1.421 milhões de toneladas. Aproximadamente 70% deste volume representam as cargas pagas internacionais.  

Dados da Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) apontaram que, em agosto de 2023, a América Latina registrou um aumento de 6,2% nos volumes de carga, se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Este resultado evidenciou a melhor performance entre as regiões (Europa, Oriente Médio, Ásia-Pacífico, África) e apontou um aumento significativo no desempenho em relação ao mês anterior.

Tendências para 2024 no transporte aéreo

Os processos logísticos passaram por diversas mudanças nos últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia da covid-19. Nesse sentido, acompanhar as tendências no setor de transporte aéreo de cargas é essencial para entender os rumos que o mercado está tomando, bem como se modernizar perante as novas demandas.

Confira as tendências para o transporte aéreo em 2024:

1 - Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente se mantém como tendência para o setor aéreo em 2024.

Dessa forma, a implementação de estratégias para reduzir o impacto ambiental e trazer mais sustentabilidade para as operações diárias deverá fazer parte do planejamento das empresas de logística e companhias aéreas neste ano.

A modernização da frota, o investimento em programas de reciclagem, a redução do desperdício de embalagens e o uso de tecnologias para aumentar a eficiência das operações são soluções que podem contribuir para a sustentabilidade no setor.

2 - Crescimento do frete aéreo

A expansão do comércio global e do mercado de entrega expressa de cargas é um dos fatores que contribuem para o crescimento do frete aéreo em 2024, tendência que evidencia a necessidade de contar com um setor ainda mais rápido e eficiente.

Neste contexto, espera-se que o transporte aéreo de cargas adote medidas para se adaptar e atender a esta demanda crescente, impulsionada pelo comércio internacional e uma economia cada vez mais globalizada e digital.

3 - Aumento da capacidade de carga 

O aumento da frota permite que as empresas de logística ampliem a capacidade de carga aérea, atendendo a uma demanda crescente por transporte de mercadorias.

A tecnologia irá exercer um papel fundamental no aumento do transporte aéreo, trazendo mais eficiência para o setor no país e implementando benefícios como rastreamento em tempo real e automatização de sistemas de armazenamento.

4 - Uso de tecnologias de automação 

A adoção de ferramentas tecnológicas no transporte aéreo traz diversas vantagens em relação à modernização e eficiência do setor.

Com o auxílio da tecnologia nas operações, é possível garantir maior segurança e agilidade nos processos de envio e entrega de mercadorias.

Recursos como a Inteligência Artificial (IA), por exemplo, melhoram a tomada de decisão e otimizam as rotas, enquanto os sistemas de navegação por satélite impactam na redução do consumo de combustível. Já a automação de processos reduz falhas humanas e aumenta a eficiência das operações diárias.

Ficar de olho nas tecnologias, inovações e tendências para o setor de transporte aéreo permite que as empresas melhorem cada vez mais seus serviços, reduzindo custos, aumentando a qualidade dos processos e minimizando os impactos no meio ambiente.

Gostou do artigo? Se você quer conferir mais conteúdos interessantes sobre o universo da aviação civil, continue acompanhando o blog da Security SATA.

Em nosso blog, você encontra curiosidades, informações úteis e muitos outros artigos sobre o tema.

Acompanhe a Security SATA também nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn e não perca nenhuma novidade.

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.