Aeroportos

Terminal de Cargas: conheça as estruturas que garantem a movimentação de mercadorias no Brasil e no exterior

Seja para importação, exportação ou movimentação interna, todas as mercadorias que precisamos no nosso dia a dia passam por um Terminal de Cargas.

03 Mar 2022 - 17:51 - Atualizado há 2 anos

Aprox. 7 minutos de leitura.

Já parou para pensar como a mercadoria que você vê nas prateleiras do supermercado chegou até ali? Ou como ocorre a exportação de alguns dos principais bens e serviços brasileiros? Seja para importação, exportação ou movimentação interna, todas as mercadorias que precisamos no nosso dia a dia passam por um Terminal de Cargas.

Entenda o que é um Terminal de Cargas

Se fosse possível resumir o que é um terminal de cargas em uma única frase, poderíamos dizer que se trata de um espaço destinado ao recebimento de cargas e ao seu encaminhamento apropriado.

Ou seja, esse tipo de espaço age como um intermediário que facilita o transporte de mercadorias de acordo com diferentes necessidades. Essas necessidades variam, podendo estar relacionadas com o tipo de produto, a frequência desejada de entrega ou a destinação.

Como funciona a operação deste tipo de terminal?

As demandas atendidas pelos terminais de carga são diversas! Englobam desde o processamento do que é recebido e a organização dos bens até o armazenamento adequado dos itens sob a sua responsabilidade.

Conheça algumas das principais funções do terminal de cargas:

  • O processo de inserção e remoção de mercadorias dos veículos;
  • A mudança de mercadorias entre transportes igualmente equipados;
  • O agrupamento de cargas com aspectos semelhantes, como mesma destinação e prazos similares;
  • O armazenamento de produtos visando a melhor distribuição logística;
  • A avaliação das leis e regulamentos ligadas à exportação de bens.

No entanto, cada vez mais, essas instalações acrescentam diversos novos serviços, recursos e melhorias aos seus repertórios. Busca-se aprimorar não só a capacidade, mas qualidade das operações e o know-how das empresas.

Quais são os tipos de terminal de cargas?

Os terminais de cargas utilizados na exportação e importação de mercadorias podem ser terrestres, marítimos e aéreos.

Terminal de Cargas Ferroviárias

As ferrovias funcionam, basicamente, como um Terminal de Cargas para outros terminais de carga. Isto é, têm como função a condução de mercadorias destinadas a modalidades de transporte diferentes.

Por exemplo, o sistema de transporte sobre trilhos pode encaminhar itens para instalações marítimas, aéreas e outras. Sendo assim, o Brasil conta com malhas ferroviárias distribuídas por todo o território nacional.

Terminal de Cargas Marítimo

Nesta modalidade, concentram-se as movimentações promovidas por meio de rotas marinhas. As cargas são transportadas através de navios específicos para esse tipo de deslocação.

Os portos controlados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) transportaram cerca de 809 milhões de toneladas em 2020. Conforme dados da agência reguladora, 94 unidades portuárias brasileiras realizaram a exportação de produtos no mesmo ano. Ou seja, registraram movimentações de longo curso.

A Antaq centraliza a organização e disponibilização de informações relevantes para a transição aquaviária do País.

Terminal de Cargas Aéreas

Juntamente com o transporte marítimo e ferroviário, o deslocamento aéreo é um dos mais importantes meios de distribuição nacional e internacional. Por exemplo, na pandemia, foram usados aviões para enviar vacinas e equipamentos de proteção aos estados.

O Brasil conta com diversos aeroportos que se destacam nesse meio. Entretanto, é essencial relembrar os impactos causados pela Covid-19 no setor. Afinal, aplicaram-se inúmeras restrições envolvendo voos, bem como diretrizes rigorosas na movimentação de mercadorias.

Contudo, a volta gradual da economia, graças aos avanços no combate ao novo coronavírus, estão trazendo de volta as oportunidades de negócio. Tanto que os desdobramentos desse reaquecimento já puderam ser notados no fim de 2021.

Movimentação em 2021

Mesmo com a baixa sofrida durante a pandemia, uma das companhias do setor de Terminal de Cargas Aéreas bateu um recorde histórico no final de 2021. Segundo o portal de notícias de aviação Aeroin, o Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP), movimentou 364,3 mil toneladas no período.

Até então, o maior volume havia sido registrado pela empresa dois anos antes. Na época, o pico foi de 262,2 mil. A conquista representa um progresso significativo mesmo em comparação ao período pré-pandemia.

De acordo com dados do 1º semestre de de 2021, os aeroportos de Manaus e Recife também alcançaram um saldo positivo em relação a 2019. Ou seja, números superiores aos contabilizados anteriormente à Covid-19.

Já em 2018, 1,6 milhões de toneladas passaram pelos 22 terminais brasileiros de cargas aéreas, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A grande maioria se concentrou no Estado de São Paulo, por meio dos Aeroportos de Viracopos e Guarulhos.

Conheça a Security Sata

A Security SATA é uma empresa de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo que atende todo o mercado brasileiro com serviços de carga, transporte terrestre, operação de Raio-X em aeroportos, limpeza de aeronaves e capacitação de agentes de proteção.

Seu principal objetivo é proporcionar aos seus clientes serviços inovadores e de qualidade, através de soluções de logística para agregar rapidez, segurança e eficiência aos serviços aeroportuários - incluindo a inspeção de bagagem despachada e controle de áreas restritas.

Quer saber mais sobre as soluções da Security Sata?

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços para o setor aeroportuário.

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.