Aeroportos

Como o Centro de Controle de Operações pode apoiar aeroportos

Saiba qual a importância de contar com um Centro de Controle de Operações (CCO) bem equipado e com profissionais capacitados.

24 Ago 2022 - 15:02 - Atualizado há 2 anos

Aprox. 6 minutos de leitura.

Aeroportos ao redor do mundo recebem voos e passageiros diariamente e, dependendo de sua capacidade e localização, enfrentam desafios para manter o controle e a segurança de pessoas, bagagens, equipamentos e aeronaves.

Contar com um Centro de Controle de Operações (CCO) é uma excelente maneira de realizar tomadas de decisões mais assertivas, por reunir em uma mesma sala profissionais e informações dos mais diversos setores de um aeroporto. Continue a leitura e saiba como o CCO pode apoiar aeroportos.

Como funciona um CCO?

Para além da realidade aeroportuária, um Centro de Controle de Operações é uma sala equipada com tecnologias de áudio e vídeo, que possibilitam o monitoramento de diversos setores de maneira ininterrupta, funcionando todos os dias do ano.

Por reunir profissionais de diversas áreas e com variadas experiências, o CCO viabiliza ações corretivas e preventivas, seja para coibir um ato ilícito ou evitar que o problema em um setor interfira nas demais dependências do local monitorado.

Seu maior objetivo é permitir que as operações de um local sejam realizadas de forma segura e correta, por isso se faz necessário um bom investimento em segurança e tecnologia, oferecendo aos profissionais os equipamentos mais adequados para a realização de suas atividades.

Um Centro de Controle de Operações pode ser instalado em diversos locais: redes de metrô, concessionária de rodovias, polícias, redes de trem e em aeroportos.

A relevância do CCO em aeroportos

A manutenção do funcionamento dos serviços e garantia da segurança em aeroportos depende de diferentes equipes e equipamentos, além de uma gestão completa de todos os setores e organização de cada um deles conforme as normas e regimentos existentes, desde as legislações até as políticas internas.

Para estruturar um CCO eficiente e coeso, é fundamental contar com profissionais altamente capacitados e com experiência nos setores-chave em um aeroporto, que terão de agir com precisão e no menor tempo possível frente a uma ocorrência, garantindo que não haja nenhum transtorno aos passageiros. O CCO auxilia também no cumprimento da logística aeroportuária, sendo uma excelente estrutura para companhias aéreas garantirem o cumprimento da programação de voos.

Algumas das principais funções dos profissionais em um CCO

Dentro de um aeroporto são necessárias algumas pessoas atuando em um Centro de Controle de Operações, que trabalharão para que o planejamento seja seguido com a maior exatidão possível. Conheça algumas delas:

  • Coordenador de voos: é responsável em garantir o cumprimento da malha de voos do dia. Cada companhia aérea conta com um coordenador, sendo geralmente designado para coordenar voos de um determinado modelo de aeronave. Esse profissional define qual aeronave realizará cada voo, a sequência dos voos e definição de paradas necessárias para manutenção. Além disso, realiza cancelamentos de voos e realocação de passageiros quando necessário.
  • Despachante Operacional de Voo: responsáveis em coletar todas as informações relevantes para a operação de um voo - do peso total de uma aeronave com passageiros e bagagens até a NOTAM - esse profissional é responsável pelo planejamento e despacho de todos os voos da companhia aérea.
  • Piloto Coordenador: um comandante com experiência de voo é responsável em apoiar a tomada de decisão de operadores técnicos frente a uma situação crítica, que vai de uma emergência até pane geral de uma aeronave. Fica em contato com todos os setores dentro de um CCO, auxiliando também os tripulantes em possíveis situações de restrição operacional.

As melhores soluções para implementar um CCO

Por ser de fundamental importância para garantir as operações em aeroportos, as atenções do mercado têm crescido acerca da implementação de um Centro de Controle de Operações. Por isso, é comum que empresas aeroportuárias e companhias aéreas contem com serviços terceirizados na implementação de um CCO.

Por oferecer aos clientes serviços inovadores para agregar mais segurança, rapidez e produtividade ao setor aeroportuário, a Security SATA se destaca no mercado, sendo uma das mais completas empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo em atuação no Brasil.

Dentre seu leque de serviços, está a terceirização de CCO, com pessoal altamente treinado e capacitado para lidar com situações de crise, agindo de maneira assertiva e eficaz. Fale com um de nossos especialistas e solicite uma cotação personalizada!

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.