Por que investir na capacitação de capital humano?
O capital humano é parte fundamental das empresas de aviação. Por isso, a capacitação de pessoal é tão importante para o crescimento dos negócios.
17 Mar 2022 - 15:28 - Atualizado há 3 anos
Aprox. 6 minutos de leitura.
O capital humano é uma das partes mais importantes das engrenagens que formam uma empresa de aviação. Afinal, são as pessoas que se dedicam todos os dias para que tudo aconteça de forma segura e eficiente!
Por isso, não é equivocado pensar que treinar e educar essa força de trabalho favorece um crescimento sustentável e focado em resultados de longo prazo para a empresa.
Quando os gestores entendem a importância da capacitação podem aproveitar diversos benefícios tanto no individual quanto no coletivo:
- Mais eficiência e alta de produtividade no dia a dia da empresa;
- Retenção de talentos e equipe mais motivada;
- Profissionais mais criativos e aptos para inovar e/ou resolver problemas;
- Melhora no clima organizacional;
- Clientes fidelizados e maior vantagem sobre a concorrência.
Mas, a maioria das corporações acabam investindo mais em treinamentos e acabam negligenciando a educação. Apesar de parecerem conceitos parecidos, eles apresentam resultados diferentes na prática.
Treinamento é fundamental para evitar erros na indústria da aviação
Quando falamos que existe diferença entre treinar e educar os colaboradores, devemos lembrar que ambas as atividades são essenciais para o sucesso de qualquer empresa. E não é diferença da aviação civil!
Treinar é algo diretamente ligado à instruir uma pessoa a realizar algum tipo de tarefa específica. Quase sempre, essa etapa exige um nível de conhecimento isolado e pontual, para ser utilizado a curto prazo.
Na indústria da aviação, os treinamentos são parte constante da rotina dos colaboradores, sendo o estilo de capacitação mais comum. Absolutamente todos passam por sessões frequentes de treinamento, desde o piloto até os profissionais responsáveis por carregar bagagem.
Essa rotina tem como principal objetivo capacitar o capital humano para realizar as atividades ligadas à operação de forma assertiva. Um processo importante na indústria de aviação, que busca a menor quantidade possível de erros!
Investimento na educação de capital humano traz resultados a longo prazo
Já quando o objetivo é educar a força de trabalho de forma mais ampla, a empresa experimenta resultados operacionais e financeiros mais satisfatórios a longo prazo. Isso porque esse conceito faz mais referência ao “porquê” do quê ao "como fazer”, no caso dos treinamentos.
Quando a capacitação envolve educar o capital humano, esses profissionais ganham a oportunidade de analisar os processos já implementados, desenvolvem novas habilidades e conseguem pensar em soluções que visam a otimização dos resultados.
Com isso, esses profissionais ganham qualificação e uma bagagem de conhecimento a longo prazo, tornando-se um capital humano ainda mais valioso para a empresa.
Essa situação é diferente do treinamento específico, que traz informações práticas que podem ser facilmente esquecidas quando não utilizadas sempre.
Mas, como educar é um investimento de maior valor agregado, também exige uma disposição para gastar mais - o que não é algo simples de encontrar em todas as corporações, especialmente pela dificuldade de calcular o ROI (retorno sobre investimento).
Como iniciar os processos de capacitação do capital humano?
Agora que você já entendeu a importância da capacitação - e também já sabe as diferenças entre treinar e educar - chegou o momento de conhecer as possíveis metodologias para ter a capacitação como uma rotina na sua empresa.
Entre as ações que podem ser implementadas com esse objetivo, podemos citar:
- Sessões de treinamento prático no ambiente de trabalho;
- Palestras com profissionais referência na área;
- Workshops com os líderes de cada departamento;
- Cursos presenciais e on-line de acordo com o nicho de trabalho;
- Avaliações de desempenho e feedbacks constantes;
- Eventos de Job rotation, onde todos aprendem um pouco sobre todas as tarefas desempenhadas.
Vale lembrar que esses são apenas alguns exemplos de como iniciar uma rotina de capacitação na sua empresa e que podem ser adaptados conforme a realidade de cada segmento.
Uma forma de mensurar se os processos estão apresentando os resultados esperados é acompanhar os indicadores de desempenho. Com isso, os gestores podem identificar os pontos que exigem mudanças e melhorias, aperfeiçoando os treinamentos que se alinhem com o momento.
Treinar e educar os colaboradores é uma estratégia que pode ser implementada em qualquer negócio, independente do setor de atuação.
Conheça os cursos da Security Sata
A Universidade Security SATA oferece diversos cursos presenciais para capacitar profissionais que desejam atuar na área de Aviação Civil. Seu Centro de Instrução é homologado pela ANAC e conta com a melhor estrutura para atender aos alunos.
Entre os cursos disponíveis que você pode oferecer aos seus colaboradores, estão:
- AVSEC para atendimento ao passageiro
- AVSEC para Carga Aérea
- AVSEC para Operações de Solo
- AVSEC para Vigilantes
- Básico AVSEC
- Inspeção de Segurança da Aviação Civil
- AVSEC Operador de Aeródromo
- AVSEC Operador Aéreo
Clique aqui e invista na capacitação dos seus colaboradores com quem entende do assunto!
Conteúdos Relacionados
Geral
25 Out 2023
O que é a Operação Lado Ar
Geral
24 Ago 2023
O que é o lado terra e o lado ar na operação de um aeroporto
Geral
18 Jul 2023
Quais são as responsabilidades do operador aeroviário?
Geral
05 Jul 2023
A importância dos treinamentos no setor aeroviário
Geral
24 Mai 2023
A importância da limpeza interna de aeronaves para a segurança e a saúde dos passageiros
Geral
23 Nov 2022
Encontro internacional: Security SATA se reúne com a TSA nos Estados Unidos