Security SATA: 01 ano da administração de João Pedro Neves
Confira um panorama do primeiro ano da gestão de João Pedro Neves e acompanhe uma entrevista com o CEO da Security SATA.
08 Jul 2022 - 17:40 - Atualizado há 2 anos
Aprox. 7 minutos de leitura.
Presente no mercado brasileiro desde 2013, a Security SATA é uma empresa de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo que oferece soluções de proteção, carga, transporte terrestre, operação de raio-x, limpeza de aeronaves e capacitação para companhias aéreas e aeroportos de todo o país.
Com o objetivo de tornar o setor da aviação civil mais seguro e eficiente, a Security SATA trabalha com excelência e responsabilidade para proporcionar aos clientes soluções de qualidade e inovadoras, buscando agregar rapidez, segurança e eficiência aos serviços aeroportuários.
Em 2021, o economista João Pedro Neves assumiu o cargo de CEO da Security SATA, realizando uma administração com foco em inovação e crescimento sustentável, e buscando tornar a empresa líder em seu segmento.
Em julho deste ano, a Security SATA completou um ano sob a administração de Neves, apresentando muitas novidades e avanços.
Com uma gestão baseada em confiança e produtividade, Neves foca nas pessoas e na melhora da qualidade do ambiente de trabalho, permitindo que os colaboradores se sintam confortáveis para realizar um bom serviço e para tomar decisões.
Durante este último ano, a gestão de Neves trouxe diversas melhorias para a empresa, como a folga no aniversário, a sala de descompressão e o programa de reconhecimento e metas.
Já a equipe da Security SATA se mostra cada vez mais engajada, unida e contente, "criamos o sentimento de família entre todos os colaboradores e vemos os resultados destas ações", comenta o CEO. Este objetivo foi alcançado por meio de diversas ações implantadas na empresa, buscando sempre valorizar o colaborador.
Além do maior entrosamento entre a equipe, o relacionamento com os clientes também foi otimizado. Segundo Neves, no dia a dia os funcionários buscam manter a proximidade com os clientes por meio de visitas frequentes e diálogos abertos. "Estimulamos os nossos prepostos a estarem diariamente em contato com os nossos clientes. Os gerentes e diretores têm a meta de visitar ao menos uma base ao mês e estar sempre à disposição para tratar possíveis intercorrências", comenta o CEO.
Gestão da Security SATA: desafios e resultados
Este último ano à frente da Security SATA trouxe uma série de desafios, como explica o CEO, "foi uma trajetória de muitos altos e baixos. Logo de cara, tivemos que olhar para dentro, ajustar pessoas e processos. Ensinar a todos a nova cultura da empresa e o que se espera. Neste processo, perdemos muitos membros da nossa família, mas 2022 chegou prometendo muito. Com a virada do ano, focamos no desenvolvimento tecnológico, nos reposicionamos junto ao mercado e colhemos frutos logo de cara. Crescemos 30% nos primeiros seis meses do ano e estamos com apetite para mais".
O crescimento da empresa e os números significativos são resultado da transparência com que a Security SATA realiza seus negócios. "Somos muito transparentes com nossos contratantes quanto ao preço cobrado e as entregas. Buscamos ser parceiros e nos envolver no problema do cliente para buscar soluções que sejam benéficas para ambos os lados, buscando sempre ‘fazer diferente’", explica Neves.
Com quase uma década de história, a Security SATA é uma organização que se destaca por sua excelência, qualidade na entrega e expertise em serviços de Security. "Somos especialistas no que fazemos e sabemos como aumentar a produtividade dos aeroportos neste tipo de serviço, os demais concorrentes consideram o serviço de proteção muitas vezes como um produto complementar, e nós não. Queremos que a proteção seja tão valorizada quanto os demais serviços do ramo aeroportuário", completa o CEO.
Mas apesar do crescente sucesso no mercado, os desafios não deixam de existir. Segundo Neves, a capilaridade é uma das maiores dificuldades da empresa no momento, "hoje, estamos em 30 aeroportos brasileiros — aeroporto com 300 colaboradores, aeroporto com um colaborador — é muito difícil controlar a operação e saber no detalhe o que se passa em cada um deles. Por isso, estamos desenvolvendo um sistema de gestão para dar mais clareza ao dia a dia da operação e conseguir controlar os processos elencados a ela".
A Security SATA no futuro
De acordo com o CEO da empresa, a Security SATA está se especializando na parte de treinamentos, tanto para desenvolver a função contratada quanto para o crescimento pessoal do colaborador
A tecnologia também está presente nas atividades do negócio. "Estamos buscando ser diferentes, então, questões tecnológicas que aumentam a eficiência e trazem rastreabilidade aos processos são sempre bem acolhidas. A ANAC está de olho nestas inovações e irá cada vez mais apoiar as empresas que trouxerem soluções implantáveis", destaca Neves.
O ano de 2022 tem sido bastante movimentado para a empresa. Em março, a Security SATA realizou um evento para apresentar uma nova tecnologia de detecção automática de objetos ilícitos. No mês seguinte, a empresa realizou uma POC sobre operação remota de raios-X.
De acordo com o CEO da empresa, no contexto atual é importante se unir ao contratante para tornar possível a realização de projetos na área, mudando a forma como o setor enxerga as questões de tecnologia na operação e a necessidade de CAPEX.
Mas quais serão os planos da Security SATA daqui para frente?
"Para o futuro, estamos buscando nos especializar nas soluções tecnológicas, trazendo maior eficiência aos procedimentos AVSEC. Aumentar o nosso rol de produtos também é uma preocupação muito grande. E, quem sabe, lá na frente, buscar oportunidades internacionais", finaliza Neves.
João Pedro Neves é formado em economia com especialização em Business Management pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), e atua como CEO da Security SATA desde 2021.
Conteúdos Relacionados
Geral
25 Out 2023
O que é a Operação Lado Ar
Geral
24 Ago 2023
O que é o lado terra e o lado ar na operação de um aeroporto
Geral
18 Jul 2023
Quais são as responsabilidades do operador aeroviário?
Geral
05 Jul 2023
A importância dos treinamentos no setor aeroviário
Geral
24 Mai 2023
A importância da limpeza interna de aeronaves para a segurança e a saúde dos passageiros
Aeroportos
08 Fev 2023
Como a expansão do e-commerce afeta os aeroportos brasileiros