Aeroportos

Segmento de ground handling cria certificação para promover a segurança operacional

Saiba mais sobre a criação do CRES, certificação para regularizar os serviços realizados em solo e as empresas de ground handling.

06 Jan 2022 - 08:39 - Atualizado há 2 anos

Aprox. 5 minutos de leitura.

Em 2021, a Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo) lançou um programa de certificação para o segmento de ground handling.

O propósito desta certificação é promover a segurança e a qualidade operacional e estimular o desenvolvimento das empresas de serviços em solo, proporcionando melhorias e benefícios para toda a cadeia aeronáutica.  

O programa de certificação chega em um bom momento para o setor, uma vez que as empresas de ground handling no Brasil são responsáveis por 95% das operações de solo, que envolvem limpeza e movimentação de aeronaves, transporte e atendimento de passageiros, bagagens e manuseio de carga, check-in, canal de inspeção para embarque de passageiros e diversos outros processos em ambiente aeroportuário.

O programa de certificação para o setor de ground handling

O Certificado de Regularidade em Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (CRES) é formado por uma matriz com cinco aspectos:

  • Regulatório;
  • Financeiro;
  • Operacional;
  • Pessoas;
  • ESG (meio ambiente, social e governança corporativa).

As empresas do setor que desejarem obter a certificação deverão apresentar uma série de documentos que comprovem as condições regulares de operação, bem como uma estrutura saudável, a fim de garantir a segurança do contratante, da companhia aérea ou do aeroporto.

Além disso, as empresas certificadas servirão de referência para a fiscalização dos órgãos governamentais.  

Os critérios de análise para a certificação envolvem aspectos classificatórios e eliminatórios, que totalizam uma nota máxima de 100 pontos. E após as avaliações, as empresas poderão receber três níveis de certificação: Diamond; Gold; e Certified.

O processo de certificação do segmento de ground handling é realizado pela Praxian Research Center, uma empresa independente sediada em São Paulo.

A criação deste selo de qualidade representa um marco na oferta de serviços de ground handling de qualidade e no destaque de vantagens competitivas no setor aéreo.

Afinal de contas, fornecedores que não se adequam às leis, não capacitam seus funcionários de forma adequada e não pagam salários corretos estão colocando em risco não apenas os clientes, mas a cadeia como um todo, podendo gerar um prejuízo em escala global.

E após os impactos sentidos pelo setor com a pandemia e o início da retomada dos voos, é importante investir em medidas para incentivar o desenvolvimento dos serviços realizados em solo e certificar as empresas sérias.

Gostou do artigo e quer conferir mais sobre o universo da aviação civil? Continue acompanhando o blog da Security Sata!

Em nosso blog, você fica por dentro de todos os assuntos relacionados à aviação, serviços aeroportuários, segurança em aeronaves e aeroportos e muito mais!

Clique aqui para acessar o blog.

A Security Sata é uma empresa de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo especializada em soluções operacionais e de proteção, como serviços de carga, transporte terrestre, operação de Raio-X em aeroportos, limpeza de aeronaves, entre outros, além de capacitação de agentes de proteção.

Atendendo todo o território brasileiro, a Security Sata leva serviços inovadores e de qualidade aos ambientes aeroportuários, por meio de soluções que agregam segurança, rapidez e eficiência aos processos.

Entre em contato com nossa equipe e saiba como contratar os serviços da Security Sata.

Quer receber mais conteúdo?
Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.